Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares: OUP na UFRJ

Apresentação do OUP na Faculdade de Letras no dia 03/09/2019

Aconteceram, nos dias 3 e 4 do mês corrente, apresentações do Coral da Universidade de Porto, designado Orfeão da Universidade do Porto – OUP. Essas apresentações fizeram parte da primeira ação do projeto Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares, que visa estabelecer cantos de ida e volta com as universidades de Portugal e da Espanha.

A ação Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares está dentro do plano de ação da coordenação de atividades culturais do CCJE no Plano de Articulação entre as Práticas Culturais do CCJE, as realizadas em outros Centros e as ações indicadas pelos órgãos diretivos da UFRJ e tem como objetivo geral ajustar o diálogo, as trocas e a interação das atividades realizadas nas unidades do CCJE ao que é realizado em outros centros e ao que é indicado pelos órgãos centrais da Universidade, desde que atendam às especificidades da produção de conhecimento das unidades do CCJE. Além de, especificamente, aumentar a articulação, como estabelecido no item 1C) De articulação com as DRI UFRJ, CRI do CCJE para realização das atividades, com objetivo de cooperar com internacionalização das ações da universidade por meio da divulgação internacional das atividades culturais.

O Orfeão da Universidade do Porto passou lembrando aos estudantes, professores e técnicos do IPPUR, da Faculdade de Letras, das unidades condôminas do Palácio Universitário e da Faculdade Nacional de Direito que o canto coral é uma manifestação artística e de difusão de cultura importante. Confirmando, assim, que os cantos cantados aqui e lá podem estimular a internacionalização das atividades culturais comuns aos ambientes universitários.

Em breve, novas atividades do projeto Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares voltarão a percorrer as unidades do CCJE instaladas em espaços intercampi da UFRJ. Aguardem!