Como foi o nosso 4º Parangolé…

No dia 10 deste mês, aconteceu o Quarto Parangolé da Cultura na Universidade com o tema Currículos dos Cursos Universitários e as Ações Culturais. Nessa edição contamos com a presença de Ricardo Takahashi, professor do ICEX e ex-Pró Reitor de Graduação da UFMG; Deneir Martins, brincante e pesquisador popular no Rio de Janeiro; Hélios Malebranche, professor da FACC e coordenador de Graduação do CCJE; Richarde Júnior, estudante de Direito e membro do Coletivo Negro Cláudia Silva Ferreira; Bárbara Melo, estudante de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social e integrante do Coletivo de Mulheres Marielle Franco e Gustavo Peroba, estudante de Administração e membro da pasta LGBT do Centro Acadêmico de Administração.

Seguindo a proposta do evento, a roda de conversa deu início à discussão da importância de atividades culturais nos currículos universitários e pontuando a necessidade de algum modo institucionalização dessas ações como variável diversificadora das atividades acadêmicas. Ao longo da roda de conversa, também foi debatido o fato de que as atividades culturais e a produção científica promovem saberes diferentes que podem ser integralizados como alargadores das aptidões dos que os vivenciam. Dessa forma, urge o estabelecimento de lugares em que o debate possa aprofundar a lógica academicista dos currículos.

No decorrer disso, após as contribuições de experiências dos convidados e a abertura do debate, todos os presentes reconheceram a necessidade de alteração dessa realidade por meio da flexibilização dos currículos e mobilização visando a democratização do debate cultural, resultando, assim, na construção de uma universidade mais diversa.

Fiquem ligados que vem mais Parangolé aí!