Projeto ManaMano e disciplinas transversais.

Uma resposta rápida e coletiva à crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19

Quem somos

Voltado para o fortalecimento de nano e microempreendedoras/es situados em regiões periféricas do Rio de Janeiro, o Fundo ManaMano é uma parceria entre instituições de fellows Ashoka (Asplande, Saúde Criança, Luta pela Paz, Gastromotiva) e a UFRJ. O objetivo do fundo é promover o resgate da autonomia financeira e do protagonismo de famílias em situação de vulnerabilidade especialmente afetadas pela crise decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa nasceu da premissa de criar soluções duradouras e novas oportunidades para o empreendedorismo social através do engajamento da universidade e da sociedade civil. A junção de atores de alto nível dá o tom ao diferencial do projeto. O ManaMano tem como visão não somente promover o apoio financeiro mas, sobretudo, fomentar uma rede de desenvolvimento de negócios ancorada em um programa de acompanhamento e formação desenvolvido pela UFRJ e demais organizações envolvidas.

“A essência da Universidade está pautada no ensino, na pesquisa e na extensão, ou seja, na formação de pessoas e profissionais, na produção de conhecimento científico e no seu papel de transferir esse conhecimento para a sociedade. Portanto, participar de um processo de criação de um projeto inovador e tão humano como o fundo ManaMano traz a Universidade para o centro do seu papel” comenta a Professora Ariane Roder, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ.

Cindy Lessa, Presidente do Conselho da Ashoka Brasil, reafirma o caráter inovador e os efeitos duradouros do Fundo ManaMano: “Embora a ideia tenha surgido nas reuniões em torno de ações para conter impactos da pandemia, o ManaMano é um projeto coletivo, de longo prazo que tem como intenção estimular o nano negócio e dinamizar uma economia de base comunitária. A capacidade de transformação dos empreendedores sociais, Fellows da Ashoka, e a capacidade transformadora da Universidade é um força muito potente. “

Na primeira fase, com duração estimada de um ano, a meta de captação será de R$2.635.000, almejando beneficiar assim cerca de 700 empreendedoras/es. Serão considerados empreendedores/as formais e informais, assessorados pelas fellows Ashoka.

Como Funciona

O Fundo nasceu com o objetivo de apoiar nano e micro empreendedoras/es assessorados pelas instituições das fellows Ashoka, que tiveram seus negócios afetados pela crise da COVID-19.

O processo de seleção do ManaMano compreende algumas fases como o preenchimento de questionário e a apresentação de proposta do projeto por meio de vídeo. Uma vez selecionados, os empreendimentos passarão para a etapa de formação, que consiste em atividades de desenvolvimento e modelagem de negócios, além de cursos temáticos ligados à área.

Durante um período de seis meses os beneficiários terão um acompanhamento no desenvolvimento do seu negócio através de mentorias coletivas com professores/as e estudantes da UFRJ e empreendedoras/es sociais. Além disso, as/os empreendedoras/es serão acompanhados pelas equipes técnicas das ONGs. Após o término da formação, as empreendedoras continuam sendo acompanhadas em encontros mensais em rede com a equipe da UFRJ.

O valor a ser investido em cada negócio será de R$ 2.500 para cada empreendedor/a. Esses recursos serão destinados à compra de insumos, de equipamentos e de acesso à internet. Todos os investimentos serão acompanhados e subsidiados por um programa de capacitação co-criado em parceria com Ashoka, as organizações dos Fellows e a UFRJ.

Para mais informações sobre a iniciativa clique nos links a seguir:

Como doar

1. Para doar via cartão de crédito e boleto bancário:
  2. Para doar via transferência bancária:

Banco do Brasil

Agência 3519