MORRE O PROF. CARLOS LESSA

Há pouco o CCJE foi surpreendido com a comunicação do falecimento do nosso Professor Titular, Decano e Magnífico Reitor CARLOS LESSA. Há algum tempo lutava bravamente contra a enfermidade que impediu de estar conosco no cinquentenário do CCJE e de dar sua visão histórica à reedição da Revista Versus.
Como publicou seu filho, nesse momento de enorme saudade, uma grande perda para o Brasil, para a UFRJ e para o Estado do Rio de Janeiro. “O legado que ele deixou não foi pequeno. Foi um exemplo de amor incondicional pelo Brasil, coerência e honestidade intelectual, espírito público, um professor como poucos e uma alma generosa que sempre ajudou a todos que podia quando estava a seu alcance, um grande amigo”. Mas muitos outros sentem também sua morte: os defensores da soberania nacional; os seus eternos alunos que, certamente, lembrarão de suas ideias e ensinamentos; a FND que a ele deve o início de sua saída das trevas com as “vagas da reserva técnica” que romperam com o antigo e podre regime lá instalado; e todos aqueles/as que com ele conviveram na UFRJ, no BNDES e no Instituto de Economia. LESSA, que tem Sala em sua homenagem, na qual estão todos Decanos e Decanas que contribuíram com a história do CCJE, morreu, mas seu exemplo continuará a combater a “síndrome de sinhozinho/a” que ainda se desenvolve e macula a sociedade brasileira. Que suas intervenções sempre repletas de coragem, verdade, empatia e proteção aos mais vulneráveis sejam um farol para nossa UFRJ com suas contradições, assimetrias e medos.