Arquivo mensal setembro 2019

porThaís Andrade

Como foi o nosso 4º Parangolé…

No dia 10 deste mês, aconteceu o Quarto Parangolé da Cultura na Universidade com o tema Currículos dos Cursos Universitários e as Ações Culturais. Nessa edição contamos com a presença de Ricardo Takahashi, professor do ICEX e ex-Pró Reitor de Graduação da UFMG; Deneir Martins, brincante e pesquisador popular no Rio de Janeiro; Hélios Malebranche, professor da FACC e coordenador de Graduação do CCJE; Richarde Júnior, estudante de Direito e membro do Coletivo Negro Cláudia Silva Ferreira; Bárbara Melo, estudante de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social e integrante do Coletivo de Mulheres Marielle Franco e Gustavo Peroba, estudante de Administração e membro da pasta LGBT do Centro Acadêmico de Administração.

Seguindo a proposta do evento, a roda de conversa deu início à discussão da importância de atividades culturais nos currículos universitários e pontuando a necessidade de algum modo institucionalização dessas ações como variável diversificadora das atividades acadêmicas. Ao longo da roda de conversa, também foi debatido o fato de que as atividades culturais e a produção científica promovem saberes diferentes que podem ser integralizados como alargadores das aptidões dos que os vivenciam. Dessa forma, urge o estabelecimento de lugares em que o debate possa aprofundar a lógica academicista dos currículos.

No decorrer disso, após as contribuições de experiências dos convidados e a abertura do debate, todos os presentes reconheceram a necessidade de alteração dessa realidade por meio da flexibilização dos currículos e mobilização visando a democratização do debate cultural, resultando, assim, na construção de uma universidade mais diversa.

Fiquem ligados que vem mais Parangolé aí!

porThaís Andrade

Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares: OUP na UFRJ

Apresentação do OUP na Faculdade de Letras no dia 03/09/2019

Aconteceram, nos dias 3 e 4 do mês corrente, apresentações do Coral da Universidade de Porto, designado Orfeão da Universidade do Porto – OUP. Essas apresentações fizeram parte da primeira ação do projeto Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares, que visa estabelecer cantos de ida e volta com as universidades de Portugal e da Espanha.

A ação Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares está dentro do plano de ação da coordenação de atividades culturais do CCJE no Plano de Articulação entre as Práticas Culturais do CCJE, as realizadas em outros Centros e as ações indicadas pelos órgãos diretivos da UFRJ e tem como objetivo geral ajustar o diálogo, as trocas e a interação das atividades realizadas nas unidades do CCJE ao que é realizado em outros centros e ao que é indicado pelos órgãos centrais da Universidade, desde que atendam às especificidades da produção de conhecimento das unidades do CCJE. Além de, especificamente, aumentar a articulação, como estabelecido no item 1C) De articulação com as DRI UFRJ, CRI do CCJE para realização das atividades, com objetivo de cooperar com internacionalização das ações da universidade por meio da divulgação internacional das atividades culturais.

O Orfeão da Universidade do Porto passou lembrando aos estudantes, professores e técnicos do IPPUR, da Faculdade de Letras, das unidades condôminas do Palácio Universitário e da Faculdade Nacional de Direito que o canto coral é uma manifestação artística e de difusão de cultura importante. Confirmando, assim, que os cantos cantados aqui e lá podem estimular a internacionalização das atividades culturais comuns aos ambientes universitários.

Em breve, novas atividades do projeto Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares voltarão a percorrer as unidades do CCJE instaladas em espaços intercampi da UFRJ. Aguardem!

porThaís Andrade

4º Parangolé da Cultura na Universidade

Na próxima terça-feira-feira, com apoio do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, realizaremos o 4º Parangolé de Cultura na Universidade com o tema COMPOSIÇÃO DE CURRÍCULOS E ATIVIDADES CULTURAIS NA UNIVERSIDADE.

Nossos Parangolés vem acontecendo desde o início do ano com o objetivo de causar reflexão sobre a importância das ações culturais na qualificação de nossas práticas de ensino e pesquisa e difusão do conhecimento. O formato das rodas de conversa é aberto à participação de todos presentes, possibilitando o diálogo entre a comunidade e os debatedores

Nessa edição, contaremos com a participarão do Professor Ricardo Takahashi do Departamento de Matemática do ICEX e ex Pró-reitor de graduação da UFMG; de Deneir Martins, brincante e pesquisador popular da cidade do Rio de Janeiro; de Hélios Malebranche, coordenador de graduação do CCJE; de Alexia Goulart do Coletivo Negro Claudia Silva Ferreira; de Bárbara Melo do Coletivo de Mulheres Marielle Franco e de Gustavo Peroba, integrante da Pasta LGBT do Centro Acadêmico de Administração (CADM).

Toda a comunidade é bem vinda para construir esse evento!

porThaís Andrade

Comunicado Seleção de Bolsistas

A Decania do CCJE, devido aos ajustes e cortes implementados pela Reitoria e ao não repasse da segunda parcela do orçamento participativo, suspende o Edital 568/19, até segunda ordem.

porThaís Andrade

II INTER-FND

Ocorrerá nesta quarta-feira, dia 04 de setembro, de 9h às 20h, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito, o II INTER-FND – Seminário e Feira sobre oportunidades profissionais e acadêmicas em Direito no exterior, sob coordenação do Professor Marcos Vinícius Torres.

Confira a programação completa aqui.

Mais informações pelo correio eletrônico: scriid@direito.ufrj.br.

Salão Nobre da FND: Rua Moncorvo Filho, 08, 2º andar, Centro – Rio de Janeiro.