V Parangolé da Cultura na Universidade em 2021

O V Parangolé da Cultura na Universidade de 2021 intenta Debater sobre o Rio de janeiro. A partir do conceito de “inevitável” olha a cidade e suas relações com suas regiões, com as cidades próximas, com seus personagens ilustres e com o Brasil.

Entender o Rio não é simples, no passo, em que é urgente. Sua importância histórica, cultural e política é algo inquestionável. O que exige reflexões sobre suas outras marcas, indagando: o que, então, precisamos questionar sobre esta cidade para pensar o Brasil?

Convidamos alguns estudiosos da cidade dos bairros do Rio, de personagens históricos e culturais importantes para ajudar nas respostas.

No colóquio deste mês, são convidados:

. Mércio Gomes  –   Antropólogo, Professor da UFF, subsecretário de Planejamento de Educação (1990-1994) e presidente da Funai (2003/ 2007);

. Mauro Osório  –   Economista,  Professor da FND/UFRJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório de Estudos sobre o Rio de Janeiro;

. Cristina Conceição Silva – Historiadora, Doutora em Humanidades – Pesquisa Ruas de Madureira e Resistências das Culturas Suburbanas;

. Athaylton Jorge Belo (Frei Tatá) – Superintendente de Promoção da Igualdade Racial de São João do Meriti. Comenta sobre Museu do Marinheiro João Cândido;

. Luiz Ricardo Leitão – Bacharel em Letras, Doutor em Estudos Literários. Professor da UERJ. Comenta sobre Noel Rosa, o Poeta Prosador.

Mediadora: Waldelice Souza, coordenadora da CAC do CCJE.

🗓️ Quando? 30 de novembro, terça-feira, às 15 horas, pelo link meet.google.com/gch-ahxk-fbp

Para mais informações: atividadecultural@ccje.ufrj.br.

Realização:
Coordenação de Atividades Culturais do CCJE/UFRJ