IV Parangolé da Cultura na Universidade de 2021

Prezado amigo Afonsinho
Eu continuo aqui mesmo
Aperfeiçoando o imperfeito
Dando um tempo, dando um jeito
Desprezando a perfeição
Que a perfeição é uma meta
Defendida pelo goleiro
Que joga na seleção
E eu não sou Pelé nem nada
Se muito for, eu sou um Tostão

O IV Parangolé da Cultura na Universidade, ao tematizar “Meio de Campo entre Futebol e Cultura” visa a observar o futebol no Brasil. Contudo, não se pretende colocar em xeque apenas os critérios do mercado globalizado que regem os espetáculos esportivos nem se atentar exclusivamente àqueles que cercam os “padrões Fifa” e que orientam a modernização dos estádios com seus impactos para a recepção, tanto quanto para o conforto e a segurança. Interessa para o colóquio a dimensão cultural, que mobiliza uma subjetividade pessoal, de grupo e até pela qual se vê o mundo, em uma simbologia criada pelas pessoas que há décadas vão aos estádios em dias de jogos domésticos ou de Copa do Mundo.

No colóquio deste mês, são convidados:

. Afonso Celso Garcia Reis, conhecido no futebol como Afonsinho e também como “Prezado amigo Afonsinho”, quando lembrado pela música do Gilberto Gil, “Meio de campo”. Afonsinho defendeu várias camisas, inclusive, as dos quatro principais clubes do Rio, além de ser médico formado pela UERJ;
. Juca Kfouri, jornalista esportivo, formado em Ciências Sociais pela USP;
. Eduardo Bastian, economista, professor do Instituto de Economia da UFRJ.

Mediam o evento: Isabela Coimbra, diretora sociocultural do CACO e Waldelice Souza, coordenadora da CAC do CCJE.

Esse meio de campo fora de dias de jogos conta com convidados que dedicaram sua relação com esse esporte observando as interferências que produzem também em outras áreas do campo, estabelecendo subjetividades e alterando comportamentos.

🗓️ Quando? 26 de agosto, quinta-feira, às 15 horas, pelo link is.gd/Parangolefutebolecultura.

⚠️ Os participantes que quiserem certificação das horas devem se inscrever como perguntadores pelo link bit.ly/perguntadoresparangolé.

Para mais informações: atividadecultural@ccje.ufrj.br.

Realização:
Coordenação de Atividades Culturais do CCJE/UFRJ