Correio Eletrônico – E-mail

Orientações e Padrões de Utilização de Serviço – Correio Eletrônico

Objetivo

Orientar os Usuários da Rede do CCJE quanto às regras de utilização do serviço do correio eletrônico de forma a preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.

Referências

  • Norma NBR ISO/IEC 27002 –Código de Práticas para a Gestão da Segurança da Informação.
  • ISO/IEC Guide 73.2002 –Gestão de Riscos / Vocabulário –Recomendações para uso em normas.
  • Decreto nº 3.505, de 13 de junho de 2000, que institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
  • Cartilha de segurança para a internet, versão 3.1 do cert.br –http://cartilha.cert.br/

Informações Gerais

  • A conta de correio eletrônico corporativo, disponibilizado aos Usuários da Rede pela Decana do CCJE, deve ser utilizada somente para os interesses institucionais.
  • A identificação da conta será feita, preferencialmente, com nome e último sobrenome.
  • A conta de correio eletrônico corporativo é pessoal e intransferível, sendo seu titular o único e total responsável pelo seu uso e suas consequências.
  • É responsabilidade exclusiva do usuário realizar cópia local de seu correio eletrônico, afim de garantir o seu pleno funcionamento.
  • As contas de correio eletrônico institucionais serão criadas seguindo os seguintes critérios:
    • Cada usuário poderá ter apenas uma conta individual, dando preferência a servidores.
    • Caso o correio tenha espaço para comportar, serão criadas contas individuais para os bolsistas.
    • Cada setor terá uma conta institucional setorial.
    • Será possível criar e-mails por objetivo ou comissões a pedido do Decano.

Dicas de Uso

  • Não responda e-mails que solicitem recadastramento de usuário ou senha;
  • Não clique diretamente em LINKs de e-mails, principalmente que redirecionem para páginas de bancos ou de orgãos do governo;
  • Se receber um SPAM, mensagem indesejada de correntes, propaganda e etc.., não abra, apenas marque como spam e exclua.
  • Evite utilizar seu e-mails institucional para fins pessoais, cadastros em redes sociais ou lojas, uma vez que a conta terá a duração do mesmo tempo de seu vínculo com a Decania do CCJE, após ela será excluída.
  • Não encaminhe correntes, mensagens suspeitas;
  • Observe sempre o endereço do remetente da mensagem para evitar abrir e-mails com vírus ou provenientes de uma conta falsa;
  • Em caso de dúvida, envie o código-fonte do e-mail para informatica@ccje.ufrj.br.

Tratando e-mails suspeitos:

Uma vez idenfificado um e-mail suspeito, proceda da seguinte forma:

  1. Não clique, abra ou execute anexos existentes na mensagem, pois os mesmos podem conter vírus;
  2. Não clique, abra ou acesse links(sites) existentes na mensagem, pois os mesmos podem instalar códigos maliciosos em sua estação; 
  3. Encaminhe o e-mail suspeito para o informatica@ccje.ufrj.br.
    1. Você será orientado a extrair o código-fonte do e-mail para análise do mesmo.
  4. Apague o e-mail suspeito de sua caixa postal, evitando assim que a segurança de sua estação e da rede seja comprometida.

Procedimentos da Coordenação de Tecnologia

Criação e Exclusão

Contas individuais

  • A solicitação de criação de email individual para o servidor deve ocorrer, preferencialmente pelo setor de recursos humanos quando constatado o vínculo do mesmo com o CCJE.
  • Será permitida a criação de contas de e-mail institucionais, individuais, a pedido da chefia do servidor ou pelo próprio quando comprovado o vínculo.
  • A conta de e-mail individual é pessoal e sua privacidade só poderá ser violada mediante autorização formal de autoridade definida na legislação vigente.
  • A conta de correio individual será excluída após o servidor perder o vínculo com o CCJE.
    • A conta ficará inativa caso o servidor precise realizar o backup de suas mensagens por 30 dias.
    • Após o período de 30 dias, a conta será excluída e sua recuperação em caso de necessidade deverá ser solicitada a TIC em um período máximo de 12 meses.

Contas Setoriais

  • A solicitação de criação de email setorial para o setor ou determinada demanda de serviço deve ocorrer pela chefia imediata do setor cujo email ficará vinculado.
  • Será permitida a criação de contas de e-mail institucionais setorial, a pedido do responsável pelo serviço a ser executado com ciência da chefia imediata,
  • A conta de e-mail setorial é de responsabilidade da chefia imediata ou do responsável pela sua utilização no setor e sua privacidade e seu acesso é permitido pela chefia imediata ou pela gestão da decania.
  • A conta de correio setorial será excluída após se o setor for extinto ou a demanda do serviço inexistir.
    • A conta ficará inativa caso o servidor precise realizar o backup de suas mensagens por 30 dias.
    • Após o período de 30 dias, a conta será excluída e sua recuperação em caso de necessidade deverá ser solicitada a TIC em um período máximo de 12 meses.

Alocação de Espaço das contas individuais

  • 500MB para contas iniciais;
  • 1 GB, serão disponibilizados para as contas individuais que ocuparem 70% dos 250 MB iniciais;
    • Dependendo de disponibilidade de Espaço;
  • 2 GB ou 2048MB serão alocados a contas individuais que ocuparem 70% dos 500 MB alocados na segunda etapa;
    • Dependendo de disponibilidade de espaço;
  • As contas que excederem a capacidade precisarão realizar backup local de suas mensagens para liberar espaço de seu correio eletrônico;
    • É responsabilidade exclusiva do usuário dono da caixa de correio eletrônico realizar tal procedimento.

Alocação de Espaço das contas setoriais

  • 500 MB para contas individuais;
  • 1 GB ou 1024 MB para contas de setores que atingirem 70% dos 500 MB alocados;
    • Dependendo de disponibilidade de espaço;
  • 2 Gb ou 2048 MB para contas setoriais que atingirem 70% dos 1GB alocados.
    • Dependendo de disponibilidade de espaço;
  • Em casos excepcionais a contas poderão receber no máximo 10GB de quota, pois a aplicação não permite alocar mais que isso.
    • Dependendo da disonibilidade do servidor.
    • Observação, quanto maior o espaço alocado, maior o risco de corromper os dados das contas.
  • As contas que excederem a capacidade de 10 GB precisarão realizar backup local de suas mensagens para liberar espaço de seu correio eletrônico;
    • É responsabilidade exclusiva do chefe do setor realizar tal procedimento.