Zoom Meeting – Reuniões e Aulas a distância

Você já conhece o Zoom Meetings?

O Zoom é um excelente recurso para realizar tanto reuniões simples (entre apenas duas pessoas) quanto videoconferências maiores. Aqui na RD, chegamos a realizar reuniões mensais de time com mais de 70 pessoas. Em tempos de home office, a ferramenta tem nos ajudado bastante.

A plataforma armazena as gravações das reuniões na nuvem, e as mesmas podem ser enviadas automaticamente para o seu email. Você também pode utilizá-la para enviar mensagens em grupo, através do chat, e para fazer compartilhamento de tela de forma online e sem fio (vale destacar aqui que essa funcionalidade se aplica a Windows, Mac, iOS, Android, BlackBerry, Linux, Zoom Rooms e H.323/SIP).

Outra função interessante, é que você pode adicionar uma extensão do Zoom no Google Calendar e já adicionar os links das reuniões nos invites que são criados direto na sua agenda. Veja um exemplo abaixo:

E o melhor é que o aplicativo tem versão gratuita também. Porém, nessa versão a duração das reuniões tem prazo máximo de 40 minutos. Mas você pode contratar outros planos com duração ilimitada.

As funcionalidades do Zoom vão além das reuniões por vídeo

O que torna o Zoom tão especial não é apenas sua boa usabilidade e transmissão de vídeo em alta de definição. Existem outras funcionalidades que vão além e trazem muito valor à plataforma.

Você pode:

1. Realizar Webinars

Zoom Vídeo Webinar é uma ferramenta para hospedar videoconferências ao vivo. Você pode usá-la para transmitir reuniões em tempo real e fazer lives, por exemplo. Mas é importante destacar que esse recurso está disponível apenas na versão pro do Zoom. Ao escolher seu plano, você tem duas opções:

  • Realizar transmissões com até 100 participantes interativos (recurso ideal para formatos de conteúdo como painéis, por exemplo);
  • Escolher um pacote que varia de 100 a 10.000 participantes em transmissões, mas apenas para visualização.

Outro ponto legal da plataforma é que ela permite que você transmita o seu evento no YouTube ou Facebook, podendo alcançar a visualização de ainda mais pessoas.

Você pode, ainda, interagir com sua audiência ao longo da transmissão. O Zoom suporta diferentes formas de comunicação com o público: chat, perguntas e respostas e enquetes.

2. Participar de uma reunião por telefone

Quando falamos de Zoom, logo pensamos em vídeo. Mas você também pode entrar em uma reunião via áudio, utilizando um telefone ou celular comum.

Esse recurso é útil quando você não tem um microfone no seu computador, não tem um smartphone ou não pode se conectar a uma rede por vídeo e áudio do notebook. Se você estiver na estrada, por exemplo, essa é uma boa opção.

O Zoom tem números de telefone disponíveis para todos os países em que está presente e em todos os planos. Para os assinantes dos planos de áudio, o Zoom também possui números gratuitos e adicionais. Apenas fique para o número de discagem permitido, pois ele depende da assinatura e das configurações de áudio do host.

Veja a lista de números de discagem internacional do Zoom. Se um número não estiver listado ou tiver asteriscos (***) no lugar de alguns números, significa que esse número não está disponível na conta em que você está conectado no momento.

Passo a passo para utilizar o Zoom

Abaixo preparamos um tutorial para você começar a utilizar a plataforma na sua agência.

1. Crie uma conta

Antes de mais nada, é preciso fazer o registro dentro do site do Zoom. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse a página inicial;
  2. Clique no botão “Registre-se, é Grátis”;
  3. Cadastre seu e-mail, de preferência o profissional;
  4. Abra o e-mail de confirmação que o Zoom enviará em sua caixa de entrada e confirme a operação;
  5. Finalize o cadastro com seus dados pessoais.

2. Escolha o seu plano

O Zoom é uma plataforma acessível, e além da versão gratuita oferece diferentes tipos de planos empresariais. Para escolher a opção que mais atende o seu negócio, veja o quadro comparativo abaixo:

De forma resumida, a versão grátis não possui nenhuma restrição de duração e volume de reuniões com duas pessoas, mas entre três ou mais participantes limita o tempo de vídeoconferência a 40 minutos. Além disso, não oferece relatórios detalhados das calls.

Já na versão Pro, o número de participantes e a duração das reuniões aumentam, respectivamente, para 100 pessoas e 24 horas. Essa opção é interessante pois o usuário consegue acesso aos recursos de administrador, atendimento e suporte, além de 1GB de armazenamento na nuvem.

Ah, lembre-se que os valores são cobrados em dólar! Para saber mais sobre os planos, clique aqui.

3. Inicie uma reunião

 

Quando a plataforma é iniciada, duas opções são apresentadas: Você pode apertar o botão “Join a Meeting” ou “Host a meeting“.

Para apenas ingressar em uma reunião na qual foi convidado, você deve clicar na opção “Join a Meeting”.

Caso você não tenha acesso ao link que te leve diretamente para uma reunião na qual foi convidado, ao clicar em “Join a Meeting”, você deverá inserir o “Meeting ID”. O ID será sempre os últimos números do link. Como por exemplo: https://cloudbeds.zoom.us/j/012345678.

Lembre-se de que ao entrar na reunião, você deve confirmar sua participação com áudio clicando em “Join with Computer Audio”.

Caso você queira criar ou agendar uma reunião, selecione a opção “Host a meeting” e acesse sua conta.

4. Compartilhe a tela

Para compartilhar sua tela durante uma videoconferência, tanto o anfitrião, como os demais participantes da reunião podem clicar em “Share” e selecionar a opção que deseja compartilhar (ex: toda a área de trabalho, uma apresentação, apenas uma página, etc).

O anfitrião tem a possibilidade de bloquear o compartilhamento de tela para outros participantes. Após selecionar a opção “Compartilhar tela”, aparecerá a opção para selecionar qual janela deseja compartilhar: a área de trabalho, uma apresentação, etc.

5. Convide novos participantes

Os participantes podem ser convidados para a videoconferência por e-mail, SMS, redes sociais, e também é possível copiar o link da reunião para enviar da forma que você escolher.

6. Altere o anfitrião

Muitas vezes pode ocorrer de um anfitrião iniciar uma reunião e depois outra pessoa dar continuidade na mesma sala. Para isso, é possível alterar o anfitrião da reunião, em “Make Host”.

Uma falha do aplicativo é que só é possível criar uma reunião por vez. Caso você saia de uma reunião que ainda está acontecendo, não é possível criar uma nova sala ao mesmo tempo. Por isso, programe muito bem sua agenda!