Segundo Colóquio Parangolés da Cultura na Universidade

Acontece no salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário da UFRJ, no dia 16 de maio, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, o segundo dos cinco colóquios, denominados como Parangolés da Cultura na Universidade, a serem realizados pela Decania do CCJE neste ano.

16/04/2019. Colóquio “Parangolés da Cultura na Universidade”. Observar as perspectivas e dificuldades das atividades culturais nas universidades, em formato de roda de conversa.

O primeiro ocorreu em 16 de abril, que debateu as perspectivas e dificuldades das atividades culturais nas universidades e recebeu atuantes e pesquisadores importantes na construção de política cultural para a universidade, como Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF, representado por Juliana Amaral, também do Centro de Artes da UFF ; Gilson Motta, professor e pesquisador da Escola de Belas Artes da UFRJ;

Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARAGOTÍTERES.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE de refletir sobre o papel e a importância da cultura na vida universitária. E por essa reflexão, considerar e dimensionar as vinculações possíveis com o tripé – o ensino, a pesquisa e com a extensão -, que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país.

Agora, no segundo Parangolés da cultura na universidade, o tema será permanência estudantil e atividades culturais nas universidades. Acontece no próximo dia 16 de maio, uma quinta-feira, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Essa edição contará com as seguintes presenças :

Antonio José de Oliveira, Docente da Biblioteconomia, da FACC, que foi Superintendente geral de Políticas estudantis da UFRJ, no período 2012/2015;

Patrícia Dorneles, Docente da Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Coordenadora do curso de pós-graduação em acessibilidade cultural e Superintendente de difusão cultural do FCC – UFRJ;

Candé Costa, Estudante de história da Arte, Bolsista do Projeto ILÊ ATELAYÊ e Morador do alojamento;

Lena Martins, artista plástica e artesã da cidade do Rio de Janeiro.

Nessa edição, além do debate em Roda de Conversa, como o primeiro, haverá, às 14 horas, ou seja, uma hora antes, uma oficina de construção de bonecos sem cola nem costura, na técnica Abayomi de construção de boneco, conduzida pela Artista Plástica Lena Martins. Para quem se interessar em participar da oficina, será necessário inscrição prévia pelo site da decania. As vaga são limitadas e o período de inscrição vai até 14 de maio.

OFICINA DE BONECOS

Dia 16 de maio

Local: salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo

Vagas limitadas, por isso, serão aceitas inscrições prévias até o dia 14 de maio, pelo site do CCJE ou pelo e-mail: atividadecultural@ccje.ufrj.br

RODA DE CONVERSA

Dia: 16 de maio de 2019

Local: salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

Mais informações: atividadecultural@ccje.ufrj.br