Terceiro Parangolé da Cultura na Universidade

porThais Andrade

Terceiro Parangolé da Cultura na Universidade

Acontecerá o terceiro Parangolé da Cultura na Universidade, dia 21 de agosto, às 10 horas, no Salão Moniz Aragão, Palácio Universitário. O Parangolé vem acontecendo desde o início do ano, com objetivo de refletir sobre a importância das ações culturais na qualificação de nossas práticas de ensino e pesquisa e difusão do conhecimento.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE de refletir sobre o papel e a importância da cultura, além de considerar e dimensionar as vinculações estabelecidas com o tripé – ensino, pesquisa e extensão – que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país. Vinculações com laços e redes bem diversas que suscitam o cotejamento das noções que diferenciam as políticas de ação cultural em cada instituição. Por isso cada colóquio buscará aprofundar em tema importante desta área.

Nesse sentido, o terceiro Parangolé da Cultura na Universidade colocará em sua roda de conversa algumas ações de promoções de inclusão de epistemologias não hegemônicas nos espaços universitários no processo de composição dos conhecimentos, observando os diálogos entre saberes. Participarão o Professor José Ribamar Bessa, do Pró-Índio da UERJ; Professora Eleonora Gabriel, Coordenadora da Cia Folclórica, da Escola de Educação Física e Dança e do Encontro com o Mestres Populares, do CCS/UFRJ; a Professora Katia Gorini pensando a criação do Departamento Artes em Escultura, na EBA/CLA/UFRJ; o Professor Walter Suemitsu, e atuante no projeto NIDES – Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social de Pós-Graduação e Decano do CT/UFRJ; e da Professora Carmen Teresa Gabriel, Coordenadora do Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professora e Diretora da Faculdade de Educação – CFCH/UFRJ.

A iniciativa assume o esforço de escuta, visando a ampliar a visão das ações de diálogo entre saberes existentes em Instituições de Ensino Superior e observar confluências. O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas conta com a sua participação para manutenção da abrangência dessa edição do Parangolé.

Como o colóquio será em formato de roda de conversa, todos os participantes poderão apresentar as suas considerações em diálogo direto com os debatedores.

Dia: 21 de agosto de 2019

Local: Salão Moniz Aragão

Endereço: Campus da Praia Vermelha da UFRJ – Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário – Praia Vermelha

Mais informações:

Site do CCJE UFRJ