porThaís Andrade

Comunicado Seleção de Bolsistas – vagas 6 a 8

A Comissão Julgadora referente às vagas ligadas à Coordenação de Atividades Culturais do CCJE (referências 6 a 8) informa que, devido ao alto número de inscritos para as bolsas e entendendo que o inicio das atividades se darão apenas em março de 2020, o resultado da seleção foi alterado, com data estipulada para o dia 12 de fevereiro!

porThaís Andrade

Comunicado Seleção de Bolsistas – vagas 1 a 5

A Comissão Julgadora referente às vagas para a Biblioteca Eugênio Gudin e Sala coletiva Aloisio Teixeira (referências 1 a 5) informa que, devido ao alto número de inscritos para as bolsas (58), o resultado da homologação das inscrições será divulgado na próxima segunda-feira, dia 09/12, às 19h.

porThaís Andrade

Aviso ao Corpo Social

A Decania do CCJE informa que no próximo dia 12 de dezembro, quinta-feira, as atividades serão interrompidas devido à realização de serviço de dedetização nas dependências do CCJE.

Da mesma forma, as atividades também serão interrompidas durante o dia 19/12, em virtude da confraternização de final de ano.

 

 

porThaís Andrade

Homologação das Candidaturas para Representantes no Conselho do CCJE

CATEGORIA DOCENTES:

CHAPA ÚNICA HOMOLOGADA

Candidatos Titulares:

Margarida Maria Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez (COPPEAD)

Carolina Araújo de Azevedo Pizoeiro (FND)

Vitor Mario Iorio (IRID)

Paulo Cesar Lopes Pereira (FACC)

Maria Walkiria de Faro C.G. Cabral (IPPUR)

Italo Pedrosa Gomes Martins (IE)

 

Candidatos Suplentes:

Leticia Moreira Casotti (COPPEAD)

Daniela Silva Fontoura de Barcellos (FND)

Larissa Rosevics de Almeida (IRID)

Andre Vieira de Freitas Araújo (FACC)

Alex Ferreira Magalhães (IPPUR)

Carlos Pinksfeld Monteiro Bastos (IE)

 

CATEGORIA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS:

CHAPA 1

Candidato Titular: Dante Buentes Jorge (Decania)

Candidato Suplente: Luiz Fernando Axelband Ferraz da Luz (FACC)

CHAPA 2

Candidata Titular: Jane Maria Medeiros (Decania)

Candidato Suplente: Alex Sandro de Melo da Silva (COPPEAD)

CHAPA 3

Candidata Titular: Barbara Gomes Garcia dos Santos (IPPUR)

Candidata Suplente: Ana Cristina dos Santos Araújo (IPPUR)

 

CATEGORIA DISCENTES:

CHAPA 1

Candidato Titular: João Marcos Esteves Baggio (FND)

Candidata Suplente: Maristella Thais Lima Galvão (FND)

CHAPA 2

Candidata Titular: Cinthia Gonçalves Valverde dos Santos (IE)

Candidato Suplente: Daniel Brasil Guimarães de Andrade (IE)

CHAPA 3

Candidato Titular: Vitor Straub de Moraes (IE)

Candidato Suplente: Sergio Ricardo de Freitas Junior (FACC)

CHAPA 4

Candidato Titular: Wesley Diniz Furtado (IE)

Candidato Suplente: Renan Rechuem Lopes Martinez (IE)

 

 

 

porThaís Andrade

AVISO AO CORPO SOCIAL

A Decania do CCJE informa que no próximo dia 02 de dezembro, segunda-feira, as atividades serão temporariamente interrompidas das 13h30 às 15h30 para reunião de equipe, relativa ao encerramento de 2019.

 

 

porThaís Andrade

Retificação Edital para Eleições de Representantes no Conselho CCJE

O Decano, Prof. Flávio Alves Martins, autorizado pelo Conselho de Coordenação reunido aos 18/11/2019 e no uso de suas atribuições, faz RETIFICAÇÃO ao edital de convocação da eleição para representação de Docentes (seis vagas), de Técnicos (três vagas) e de Estudantes (três vagas) no referido Conselho, conforme previsão no Regimento do CCJE:

No parágrafo 4º do Artigo 1º da Portaria 12690 de 19 de novembro de 2019, publicada no BUFRJ nº 46, Extraordinário, 3ª parte, onde se lê As candidaturas homologadas serão divulgadas no Portal do CCJE no dia 05 de novembro (http://www.ccje.ufrj.br), leia-se As candidaturas homologadas serão divulgadas no Portal do CCJE no dia 29 de novembro (http://www.ccje.ufrj.br).

Acesse a área de editais para mais informações.

porThaís Andrade

Prestação de Contas – Decania do CCJE

A Decania do CCJE, dando prosseguimento ao compromisso da atual gestão de promover suas ações pautadas pela transparência, convida toda a comunidade universitária para participar da segunda Audiência Pública para Prestação de Contas, referente ao primeiro ano do mandato 2018-2022.

A audiência ocorrerá no dia 18 de novembro, segunda-feira, às 15 horas, no Auditório E-3 da Faculdade de Letras (Cidade Universitária).

porThaís Andrade

Como foi o nosso 4º Parangolé…

No dia 10 deste mês, aconteceu o Quarto Parangolé da Cultura na Universidade com o tema Currículos dos Cursos Universitários e as Ações Culturais. Nessa edição contamos com a presença de Ricardo Takahashi, professor do ICEX e ex-Pró Reitor de Graduação da UFMG; Deneir Martins, brincante e pesquisador popular no Rio de Janeiro; Hélios Malebranche, professor da FACC e coordenador de Graduação do CCJE; Richarde Júnior, estudante de Direito e membro do Coletivo Negro Cláudia Silva Ferreira; Bárbara Melo, estudante de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social e integrante do Coletivo de Mulheres Marielle Franco e Gustavo Peroba, estudante de Administração e membro da pasta LGBT do Centro Acadêmico de Administração.

Seguindo a proposta do evento, a roda de conversa deu início à discussão da importância de atividades culturais nos currículos universitários e pontuando a necessidade de algum modo institucionalização dessas ações como variável diversificadora das atividades acadêmicas. Ao longo da roda de conversa, também foi debatido o fato de que as atividades culturais e a produção científica promovem saberes diferentes que podem ser integralizados como alargadores das aptidões dos que os vivenciam. Dessa forma, urge o estabelecimento de lugares em que o debate possa aprofundar a lógica academicista dos currículos.

No decorrer disso, após as contribuições de experiências dos convidados e a abertura do debate, todos os presentes reconheceram a necessidade de alteração dessa realidade por meio da flexibilização dos currículos e mobilização visando a democratização do debate cultural, resultando, assim, na construção de uma universidade mais diversa.

Fiquem ligados que vem mais Parangolé aí!

porThaís Andrade

Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares: OUP na UFRJ

Apresentação do OUP na Faculdade de Letras no dia 03/09/2019

Aconteceram, nos dias 3 e 4 do mês corrente, apresentações do Coral da Universidade de Porto, designado Orfeão da Universidade do Porto – OUP. Essas apresentações fizeram parte da primeira ação do projeto Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares, que visa estabelecer cantos de ida e volta com as universidades de Portugal e da Espanha.

A ação Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares está dentro do plano de ação da coordenação de atividades culturais do CCJE no Plano de Articulação entre as Práticas Culturais do CCJE, as realizadas em outros Centros e as ações indicadas pelos órgãos diretivos da UFRJ e tem como objetivo geral ajustar o diálogo, as trocas e a interação das atividades realizadas nas unidades do CCJE ao que é realizado em outros centros e ao que é indicado pelos órgãos centrais da Universidade, desde que atendam às especificidades da produção de conhecimento das unidades do CCJE. Além de, especificamente, aumentar a articulação, como estabelecido no item 1C) De articulação com as DRI UFRJ, CRI do CCJE para realização das atividades, com objetivo de cooperar com internacionalização das ações da universidade por meio da divulgação internacional das atividades culturais.

O Orfeão da Universidade do Porto passou lembrando aos estudantes, professores e técnicos do IPPUR, da Faculdade de Letras, das unidades condôminas do Palácio Universitário e da Faculdade Nacional de Direito que o canto coral é uma manifestação artística e de difusão de cultura importante. Confirmando, assim, que os cantos cantados aqui e lá podem estimular a internacionalização das atividades culturais comuns aos ambientes universitários.

Em breve, novas atividades do projeto Das Ibéricas – Crônicas Peninsulares voltarão a percorrer as unidades do CCJE instaladas em espaços intercampi da UFRJ. Aguardem!

porThaís Andrade

4º Parangolé da Cultura na Universidade

Na próxima terça-feira-feira, com apoio do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, realizaremos o 4º Parangolé de Cultura na Universidade com o tema COMPOSIÇÃO DE CURRÍCULOS E ATIVIDADES CULTURAIS NA UNIVERSIDADE.

Nossos Parangolés vem acontecendo desde o início do ano com o objetivo de causar reflexão sobre a importância das ações culturais na qualificação de nossas práticas de ensino e pesquisa e difusão do conhecimento. O formato das rodas de conversa é aberto à participação de todos presentes, possibilitando o diálogo entre a comunidade e os debatedores

Nessa edição, contaremos com a participarão do Professor Ricardo Takahashi do Departamento de Matemática do ICEX e ex Pró-reitor de graduação da UFMG; de Deneir Martins, brincante e pesquisador popular da cidade do Rio de Janeiro; de Hélios Malebranche, coordenador de graduação do CCJE; de Alexia Goulart do Coletivo Negro Claudia Silva Ferreira; de Bárbara Melo do Coletivo de Mulheres Marielle Franco e de Gustavo Peroba, integrante da Pasta LGBT do Centro Acadêmico de Administração (CADM).

Toda a comunidade é bem vinda para construir esse evento!