Datas da Eleição para representantes discentes no Conselho de Coordenação do CCJE 2025

A Decania do CCJE informa que a eleição para representantes discentes no Conselho de Coordenação do CCJE 2025 ocorrerá a partir das 8 horas do dia 08 de outubro (quarta-feira) às 23h59 do dia 09 de outubro (quinta-feira), por meio de votação eletrônica no Sistema de Votação da TIC UFRJ.

Conforme previsão regimental, são eleitores os discentes regularmente matriculados nos Cursos vinculados a Unidades do CCJE.

Considerando que serão eleitos 3 (três) representantes, com seus respectivos suplentes, cada eleitor poderá votar em até 3 (três) chapas. As credenciais de votação serão enviadas para o e-mail cadastrado na Intranet UFRJ. Assim, é importante acompanhar o e-mail, verificando, inclusive, a caixa de spam.

Em caso de dificuldade técnica no acesso ao sistema de votação eletrônica, entre em contato com a Coordenação de TIC do CCJE, informando nome completo, DRE e e-mail: comunicacao@ccje.ufrj.br.

Para mais informações, bem como consulta à relação das chapas homologadas, acesse: ccje.ufrj.br/editais.

Comunicado – Biblioteca Eugênio Gudin

Considerando a interdição provisória do Salão de Leitura da Biblioteca Eugênio Gudin (BEG), o horário de atendimento ao público da biblioteca ocorrerá, em dias úteis, das 9h às 19h.

Estão mantidos os serviços de empréstimo e devolução das obras, além do cadastro no balcão de entrada.

As intervenções necessárias já estão sendo providenciadas e, tão breve possível, o espaço estará novamente disponível à comunidade universitária.

Lamentamos o transtorno e agradecemos a compreensão.

Para atualização das informações, acompanhem os perfis da BEG nas redes sociais e no portal www.ccje.ufrj.br.

Em, 22 de setembro de 2025.

Decania do CCJE/UFRJ


CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA BIBLIOTECA EUGÊNIO GUDIN – CCJE/UFRJ

Endereços Eletrônicos
biblioteca@ccje.ufrj.br
circulacao@ccje.ufrj.br
nadaconsta@ccje.ufrj.br
referencia@ccje.ufrj.br

Mídias Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/bibliotecaccje.ufrj/?hl=pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecaccje.ufrj/?locale=pt_BR

Acesse aqui o comunicado.

Eleição para Representantes Discentes no Conselho de Coordenação do CCJE – 2025

A Decania do CCJE informa que serão abertas as inscrições de chapas para concorrer às vagas de representantes discentes no Conselho de Coordenação do CCJE 2025.

De acordo com o art. 1º do Regimento Eleitoral, poderão se candidatar às 3 (três) vagas, cujos mandatos serão de 1 (um) ano, todos os discentes regularmente matriculados nos Cursos vinculados a Unidades do CCJE. As candidaturas deverão ser apresentadas por chapa, identificando-se o candidato a membro titular e o candidato a membro suplente.

Inscrições de chapas: de 17 a 19 de setembro, no endereço eletrônico protocolo@ccje.ufrj.br
Eleições: 08 e 09 de outubro, pelo Sistema de Votação da TIC/UFRJ

Para mais informações, consulte o Regimento Eleitoral (Edital nº 663/2025) em ccje.ufrj.br/editais.

Eleição para Representantes do CCJE nos Colegiados Superiores 2025 – CEG e CEU

A Decania do CCJE informa que serão abertas as inscrições de chapas para concorrer às vagas de representantes docentes do CCJE nos Colegiados Superiores da UFRJ, conforme identificado a seguir:

  • 02 (dois) representantes titulares e 02 (dois) representantes suplentes do CCJE no Conselho de Ensino de Graduação (CEG); e
  • 02 (dois) representantes titulares e 02 (dois) representantes suplentes do CCJE no Conselho de Extensão Universitária (CEU).

Segundo previsão regimental, a eleição dos representantes deverá ocorrer por meio da apresentação de chapas (titular e suplente).

Destaca-se que todo professor do CCJE, com vínculo de servidor estatutário do Quadro Pessoal Docente em Atividade na UFRJ, poderá concorrer à representação docente nos Colegiados Superiores, devendo-se, ainda, observar os seguintes requisitos para concorrer à representação no CEU:

I – estar vinculado a ações de extensão registradas no sistema de informação e gestão da extensão vigente, na qualidade de coordenador ou membro da equipe, há pelo um ano (ou seis meses);
II – não ter função de direção na administração superior, nas instâncias médias ou nas unidades acadêmicas, à exceção dos coordenadores/diretores adjuntos; e
III – deve ser docente em regime de dedicação exclusiva ou de 40 horas semanais.

Inscrições de chapas: de 04 a 07 de agosto, no endereço eletrônico protocolo@ccje.ufrj.br
Eleições: 13 e 14 de agosto, pelo Sistema de Votação da TIC/UFRJ

Para mais informações, consulte o Regimento Eleitoral (Edital nº 664/2025) em ccje.ufrj.br/editais.

Comunicado – Biblioteca Eugênio Gudin

Considerando as infiltrações ocorridas na Biblioteca Eugênio Gudin (BEG) durante as últimas chuvas, esclarecemos que medidas de intervenção precisarão ser adotadas para impedir o avanço dos danos ocorridos.

Nesse sentido, de forma a garantir a segurança dos usuários e do corpo social, comunicamos que o Salão de Leitura ficará indisponível entre 9 de julho e 3 de agosto de 2025 para os reparos necessários.

O atendimento de empréstimo e devolução de livros acontecerá entre 9 e 18 de julho, nos dias úteis, das 8h às 21h (9/7 a 11/7) e das 8h às 18h (14/7 a 18/7), no balcão de entrada.

Para apoio aos estudos no campus da Praia Vermelha, até o fim do primeiro período letivo, os usuários poderão procurar os seguintes locais:

• Biblioteca do CFCH – horário de funcionamento em dias úteis: 9h às 21h;
• Biblioteca do Instituto de Psiquiatria – horário de funcionamento em dias úteis: 9h às 16h;
• Biblioteca do CBPF – horário de funcionamento em dias úteis: 9h às 14h.

Considerando as restrições orçamentárias do exercício vigente, estamos em esforço máximo para viabilizar o acesso à Biblioteca tão breve possível no próximo semestre.

Lamentamos o transtorno e agradecemos a compreensão. Por gentileza, para atualização das informações, acompanhem os perfis da BEG nas redes sociais e no portal www.ccje.ufrj.br.

Em, 8 de julho de 2025.

Decania do CCJE/UFRJ

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA BIBLIOTECA EUGÊNIO GUDIN – CCJE/UFRJ

Endereços Eletrônicos:
biblioteca@ccje.ufrj.br
circulacao@ccje.ufrj.br
nadaconsta@ccje.ufrj.br
referencia@ccje.ufrj.br

Mídias Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/bibliotecaccje.ufrj/?hl=pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecaccje.ufrj/?locale=pt_BR

Acesse aqui o comunicado.

Comunicado – Expediente no Carnaval

Considerando que:

1 – a Portaria MGI nº 9.783, de 27/12/2024, indica ponto facultativo nos dias 3 e 4 de março;
2 – a mesma portaria indica ponto facultativo até 14 horas no dia 5 de março;
3 – o Calendário das Atividades Acadêmicas de Ensino para 2025, aprovado pelo CONSUNI UFRJ, publicado no Boletim de Serviço Eletrônico UFRJ em 13/12/2024, considera feriado o dia 4 de março e recesso por feriado os dias 1 e 3 de março;
4 – o campus da Praia Vermelha está localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, região contemplada com esquema especial de trânsito para as festividades do Carnaval, dificultando significativamente a mobilidade para chegada e retorno às residências;

informamos que do dia 28/02 a 07/03 não haverá atendimento ao público na modalidade presencial na Decania do CCJE.

Assim, os atendimentos serão realizados na modalidade remota conforme segue:

28 de fevereiro – 8h às 17h
5 de março – 14h às 18h
6 e 7 de março – 9h às 18h

As solicitações deverão ser dirigidas aos endereços eletrônicos dos setores disponíveis no portal do CCJE (www.ccje.ufrj.br).

Comunicado – Atendimento na Decania durante o recesso acadêmico

Considerando o período de férias dos servidores da Decania do CCJE e rotinas para economia de água e energia, informamos que, durante o recesso acadêmico, as atividades presenciais terão dias e horário diferenciados:

1 – nos setores administrativos: às segundas, quartas e quintas (dias úteis), das 9h às 15h.

2 – na Biblioteca Eugênio Gudin: de segunda a sexta (dias úteis), das 9h às 15h.

As demandas poderão ser enviadas também nos canais eletrônicos disponíveis no portal do CCJE (www.ccje.ufrj.br).

Decania do CCJE, 06 de janeiro de 2025.

Acesse aqui o comunicado.

Comunicado – Atendimento na Decania em Dezembro/2024

A Decania do CCJE informa que, devido às confraternizações de fim de ano do SINTUFRJ e da própria Decania, não haverá atendimento ao público nos dias 5 e 18 de dezembro de 2024.

Informa ainda que, em atenção à Portaria SRT/MGI nº 7.200/2024 (recesso de fim de ano), entre os dias 19 e 29 de dezembro, nos dias úteis, em caráter excepcional, o atendimento ao público em todos os setores da Decania do CCJE será realizado no regime de teletrabalho integral, das 9h às 18h, por meio dos endereços eletrônicos disponíveis no portal do CCJE (www.ccje.ufrj.br).

Entre os dias 30/12/2024 e 05/01/2025, não haverá atendimento ao público nos setores da Decania do CCJE (período de recesso).

Decania do CCJE, 04 de dezembro de 2024.

Acesse aqui o comunicado.

Eleição para Representantes no Conselho de Coordenação do CCJE 2024

Estão abertas as inscrições de chapas para a eleição de representantes no Conselho de Coordenação do CCJE, conforme disposto no Regimento Eleitoral (Edital nº 598/2024 e retificação).

De acordo com o art. 2º do Regimento Eleitoral:

Art. 2º Poderão candidatar-se:
I. Às 6 (seis) vagas de docentes, cujos mandatos serão de 2 (dois) anos, os integrantes dessa categoria lotados e localizados nas Unidades ou na Decania do CCJE.
II. Às 3 (três) vagas de técnicos, cujos mandatos serão de 2 (dois) anos, os integrantes dessa categoria lotados e localizados nas Unidades ou na Decania do CCJE.
III. Às 3 (três) vagas discentes, cujos mandatos serão de 1 (um) ano, os regularmente matriculados nos Cursos vinculados a Unidades do CCJE.
§ 1º As candidaturas à representação de docentes deverão ser apresentadas por chapa, com identificação dos seis candidatos a titulares e os seis candidatos a suplentes.
§ 2º As candidaturas à representação de técnicos ou à representação de estudantes serão apresentadas por chapa a uma das vagas, identificando-se o candidato titular e o candidato suplente.
§ 3º Cada candidato somente poderá realizar a inscrição em uma chapa, seja na condição de titular ou suplente.

As inscrições de chapas serão recebidas no período de 21 a 23 de agosto de 2024, no endereço eletrônico protocolo@ccje.ufrj.br.

As fichas de inscrição, que deverão ser assinadas eletronicamente pelo portal Gov.br, estão disponíveis na seção de Editais do portal do CCJE.


DOCUMENTOS

Edital nº 598/2024

Retificação do Edital nº 598/2024

Ficha de Inscrição DISCENTE

Ficha de Inscrição DOCENTE

Ficha de Inscrição TÉCNICO


RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DE CHAPAS (publicado em 26/08/2024)

Acesse aqui a Ata de homologação das inscrições.


RESULTADO DA APURAÇÃO (publicado em 06/09/2024)

Acesse aqui o resultado da apuração.