Coordenação Acadêmica em Extensão e Pesquisa

Coordenadora: Sandra Becker (Currículo Lattes)
Contato: extensao@ccje.ufrj.br


Plantões:

Segunda-feira: de 15h às 17h

Terça-feira: de 10h às 12h


Na UFRJ, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) é responsável pela formulação, coordenação e cumprimento da política institucional da universidade nessa área, em parceria com seus programas e grupos de pesquisa.

Cabe a esta coordenação a responsabilidade por promover, anualmente, a JIC (Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural) no CCJE, realizando as articulações e garantindo as condições necessárias para o sucesso do evento.

A Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, que é organizada em toda a UFRJ pelos Centros, tem como objetivo a exposição e a discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística e cultural para criar um produtivo intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa na UFRJ.

Em 2011, o CCJE organizou uma JIC multidisciplinar e integradora, de forma a aproximar ainda mais os alunos e docentes do Centro nas suas pesquisas e estudos, superando as barreiras das unidades e das disciplinas. Além da integração física, pela primeira vez, foram promovidas sessões multidisciplinares, envolvendo trabalhos sobre temas de pesquisa comuns às diversas unidades do CCJE, tais como Meio Ambiente e Sustentabilidade; Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação; Esportes; Artes e Cinema e Diversidade sexual. Para uma visão da Iniciação Científica no CCJE a partir da Jornada de 2011, clique aqui.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão também participa do Comitê do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPQ), avaliando os projetos apresentados. Saiba mais sobre a Iniciação Científica na UFRJ e o PIBIC clicando aqui.

A atividade de Extensão, na UFRJ é dirigida pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5). No âmbito da Decania do CCJE, a articulação com a PR-5 é realizada pela Coordenação de Pesquisa e Extensão. O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras assim definiu essa atividade: “A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. A extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade da elaboração da praxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Este fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados – acadêmico e popular -, terá como conseqüência a produção de conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, bem como a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade”. Os relatórios das atividades de Extensão realizadas em 2010 pelas unidades podem ser aqui consultados.