Coordenação de Atividades Culturais

Coordenadora: Waldelice Maria Silva de Souza (Currículo Lattes)

Contato: atividadecultural@ccje.ufrj.br; waldelicesouza@ccje.ufrj.br 


Plantão:

Terça-feira: 10h às 12h

Quinta-feira: 14h às 16h


Atividades:

A área de cultura na UFRJ é coordenada pelo Fórum de Ciência e Cultura, que teve aprovado recentemente proposta de política para Universidade. Os Centros acompanham, propõe alterações e avisam de suas ações próprias no Conselho, no qual, a decania do CCJE tem participação.

A Praia Vermelha e a Cidade Universitária são pólos de produção cultural de diversos tipos: arquitetônica, patrimonial, de memória, de intervenção de artistas e de coletivos em suas várias linguagens de expressão; a pesquisa, a guarda e a exposição de acervos, sejam eles, de documentos, de monumentos ou de práticas atravessam os – ou são atravessados pelos – diversos fazeres culturais manifestos na UFRJ.

A Coordenação de Atividades Culturais é uma inovação de gestão no âmbito do CCJE. O que estabelece alguns desafios, tais como:

– Observar a possibilidade de entretecer as atividades culturais já existentes e produzidas pelas unidades vinculadas ao Centro, o que pode aumentar o alcance e a repercussão dessas atividades junto à comunidade universitária;

– Buscar a integração entre os acontecimentos de difusão, de convivência, de integração, etc., realizados pelas unidades e a política de ação cultural estabelecida pela UFRJ;

– Propor atividades culturais em espaços/tempo não concorrentes com as aulas, que contribuam e sejam relevantes para ampliação do conhecimento cultural dos técnico-administrativos, dos docentes e dos discentes das unidades do CCJE;

– Avaliar as atividades propostas pela coordenação constantemente e conjuntamente com representantes dos segmentos das unidades ligadas aos CCJE.

Esses desafios são, eles mesmos, a base de estruturação de ação cultural que, por um lado, dê respostas às metas de acompanhamento e de reforço das ações projetadas pelos órgãos diretivos da universidade nesse quesito; e, por outro, planeje e produza instrumentos de consolidação e de articulação das produzidas nas unidades vinculadas ao Centro de Ciências Jurídicas e econômicas.