Mensagem de Final de Ano

Ao Corpo Social do CCJE,
Estudantes, Corpo Técnico e Docentes,

O ano que se encerra foi, além de extremamente difícil, um ano como nunca havíamos experimentado em nossas vidas: veio o necessário distanciamento social, vieram as mortes de pessoas queridas (familiares, amigos e companheiros de trabalho), enfrentamos terríveis obstáculos administrativos, mas nunca deixamos de trabalhar fosse remota ou presencialmente (seguindo sempre os protocolos sanitários da UFRJ). Foi um especial ano de resiliência e de dedicação ao serviço público e à sociedade, a quem prestamos contas.

Seguimos com nossa luta por um CCJE solidário, republicano, eficiente, transparente e acolhedor: não esmoreceremos! Por isso, agradecemos a todos/as do CCJE que se dedicaram, cada qual a seu modo!

O ano que se inicia (2021) será mais um de muita luta e dificuldades, desde restrições orçamentárias impostas pelas mais diversas causas até tentativas de atentados contra nossa autonomia universitária, exercida com responsabilidade no CCJE, mas estaremos atentos às preocupações e necessidades do nosso corpo social e de cada uma das 6 (seis) Unidades do Centro: integrar democraticamente, organizar eficientemente e planejar responsavelmente são fundamentos dos quais não abriremos mão.

Que a UFRJ seja um lugar de liberdade de pensamento e de produção acadêmica, que nosso corpo social sinta-se acolhido, ouvido e valorizado em suas diversidade e pluralidade.

Flávio Alves Martins
(Decano)

Baixe aqui a mensagem de final de ano da Decania do CCJE.

Projeto ManaMano e disciplinas transversais.

Uma resposta rápida e coletiva à crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19

Quem somos

Voltado para o fortalecimento de nano e microempreendedoras/es situados em regiões periféricas do Rio de Janeiro, o Fundo ManaMano é uma parceria entre instituições de fellows Ashoka (Asplande, Saúde Criança, Luta pela Paz, Gastromotiva) e a UFRJ. O objetivo do fundo é promover o resgate da autonomia financeira e do protagonismo de famílias em situação de vulnerabilidade especialmente afetadas pela crise decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa nasceu da premissa de criar soluções duradouras e novas oportunidades para o empreendedorismo social através do engajamento da universidade e da sociedade civil. A junção de atores de alto nível dá o tom ao diferencial do projeto. O ManaMano tem como visão não somente promover o apoio financeiro mas, sobretudo, fomentar uma rede de desenvolvimento de negócios ancorada em um programa de acompanhamento e formação desenvolvido pela UFRJ e demais organizações envolvidas.

“A essência da Universidade está pautada no ensino, na pesquisa e na extensão, ou seja, na formação de pessoas e profissionais, na produção de conhecimento científico e no seu papel de transferir esse conhecimento para a sociedade. Portanto, participar de um processo de criação de um projeto inovador e tão humano como o fundo ManaMano traz a Universidade para o centro do seu papel” comenta a Professora Ariane Roder, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ.

Cindy Lessa, Presidente do Conselho da Ashoka Brasil, reafirma o caráter inovador e os efeitos duradouros do Fundo ManaMano: “Embora a ideia tenha surgido nas reuniões em torno de ações para conter impactos da pandemia, o ManaMano é um projeto coletivo, de longo prazo que tem como intenção estimular o nano negócio e dinamizar uma economia de base comunitária. A capacidade de transformação dos empreendedores sociais, Fellows da Ashoka, e a capacidade transformadora da Universidade é um força muito potente. “

Na primeira fase, com duração estimada de um ano, a meta de captação será de R$2.635.000, almejando beneficiar assim cerca de 700 empreendedoras/es. Serão considerados empreendedores/as formais e informais, assessorados pelas fellows Ashoka.

Como Funciona

O Fundo nasceu com o objetivo de apoiar nano e micro empreendedoras/es assessorados pelas instituições das fellows Ashoka, que tiveram seus negócios afetados pela crise da COVID-19.

O processo de seleção do ManaMano compreende algumas fases como o preenchimento de questionário e a apresentação de proposta do projeto por meio de vídeo. Uma vez selecionados, os empreendimentos passarão para a etapa de formação, que consiste em atividades de desenvolvimento e modelagem de negócios, além de cursos temáticos ligados à área.

Durante um período de seis meses os beneficiários terão um acompanhamento no desenvolvimento do seu negócio através de mentorias coletivas com professores/as e estudantes da UFRJ e empreendedoras/es sociais. Além disso, as/os empreendedoras/es serão acompanhados pelas equipes técnicas das ONGs. Após o término da formação, as empreendedoras continuam sendo acompanhadas em encontros mensais em rede com a equipe da UFRJ.

O valor a ser investido em cada negócio será de R$ 2.500 para cada empreendedor/a. Esses recursos serão destinados à compra de insumos, de equipamentos e de acesso à internet. Todos os investimentos serão acompanhados e subsidiados por um programa de capacitação co-criado em parceria com Ashoka, as organizações dos Fellows e a UFRJ.

Para mais informações sobre a iniciativa clique nos links a seguir:

http://manamano.org.br/

https://youtube.com/channel/UC2UR6Akjk8AOodf25htUVHA

Como doar

  1. Para doar via cartão de crédito e boleto bancário:
    https://doe.saudecrianca.org.br/manamano/single_step
  2. Para doar via transferência bancária:

Banco do Brasil

Agência 3519

CC 25838-5

Associação Saúde Criança Renascer

CNPJ 40.358.848/0001-01

 

Catalisa ICT

Venha conhecer e participar de uma jornada de aceleração da academia ao mercado – inscrições abertas e gratuitas!

Se você é mestre, doutor ou está cursando mestrado ou doutorado, venha participar de uma jornada de aceleração para o empreendedorismo inovador. Essa jornada contará com quatro etapas: mobilizar e despertar para empreender; aprender e estruturar; desenvolver e testar; e inovar e acelerar. 

O Catalisa ICT selecionará até 1000 pesquisas com potencial de inovação. Os pesquisadores selecionados participarão de uma capacitação com foco em transformar a pesquisa em um Plano de Inovação, envolvendo conceitos como atitude empreendedora, gestão inovadora, modelo de negócios, prospecção tecnológica, além de serem apresentados a desafios de empresas e da sociedade. Com o Plano de Inovação elaborado, os pesquisadores poderão submetê-lo a um novo edital, no qual 270 planos serão selecionados e receberão o aporte de até R$150.000,00 em fomento para a sua execução.

Ao final de aproximadamente 3 anos, o Catalisa ICT pretende entregar ao país mais de 1000 pesquisadores capacitados; 270 Planos de Inovação implementados; 135 projetos de PD&I executados; e 130 mestres ou doutores inseridos em micro e pequenos negócios.

 

Conheça o Catalisa ICT!

 

Inscrições:

As inscrições para o Edital de Seleção de Pesquisas estão abertas até o dia 24 de janeiro de 2021 para todo o Brasil. Faça a sua inscrição preenchendo o formulário eletrônico disponível no site do Sebrae www.sebrae.com.br/catalisaict.

Dúvidas: catalisaict@sebrae.com.br

ABERTURA DO PROCESSO DE VALIDAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

A Pró-reitora de Extensão comunica a ABERTURA DO PROCESSO DE VALIDAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO QUE FORAM SUSPENSAS no mês de novembro, após a validação de ações de extensão realizado de set. a out. 2020.

Colocamos em prática o previsto nas Resoluções CEU nº 3 e 4 de 2020, refletimos, operacionalizamos, e concluímos um importante passo para garantirmos a continuidade das ações de extensão da UFRJ, durante o período de isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19.

Hoje, podemos ver o quanto caminhamos e o quanto ainda precisamos caminhar. Ressaltamos que isso só foi possível graças à atuação de todos os coordenadores de centro que articularam todo o processo com os coordenadores das unidades de seus respectivos centros.

Foram enviados 1141 formulários de validação, a partir dos quais foram mantidas 995 AÇÕES APROVADAS para o modo remoto (atendendo às resoluções 03 e 04/2020 CEU). 146 AÇÕES NÃO FORAM APROVADAS ou foram SUSPENSAS pelos próprios coordenadores da ação.

A partir do dia 08/12, será realizado em regime de FLUXO CONTÍNUO a validação pela COFAEX em parceria com a Coordenação/Diretoria de Extensão da Unidade, como ocorre no processo de registro das novas ações.

Deverão submeter o formulário de validação de ações de extensão:

1. Ações que foram SUSPENSAS por terem perdido o prazo anterior para preenchimento do formulário de validação

2. Ações SUSPENSAS pelo coordenador de ação, em qualquer período, com justificativas diversas.

Em breve enviaremos a vocês, Coordenadores de Extensão dos Centros, os dados consolidados específicos de seus centros, para apoiar o trabalho dos

Coordenadores de Unidades.

Aproveitamos a oportunidade para reforçar que, apesar do distanciamento, estamos abertos ao diálogo através dos nossos canais de atendimento.

Em caso de necessidade, não hesitem em agendar uma conversa com a equipe através do e-mail cofaex@pr5.ufrj.br.

Saudações Extensionistas.

Relançamento da Revista Versus

O Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ, Professor Flávio Alves Martins, convida todos os membros da comunidade universitária para o (re)lançamento da Revista Versus, que acontece dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 15 horas, por transmissão ao vivo pelo Canal do CCJE no Youtube.

A “VERSUS – Revista de Ciências Sociais Aplicadas do CCJE/UFRJ” foi mantida, de 2008 a 2011, pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas no formato impresso e com publicação trimestral. Dividida em duas partes, a revista trazia, em uma delas, entrevistas considerando temas políticos e culturais e, na outra, conteúdos acadêmicos. Nesse período, foram feitas entrevistas com Maria da Conceição Tavares, Samuel Pinheiro Guimarães, Fernanda Montenegro, Ferreira Gullar, Oliver Stone marcando, assim, as páginas da Versus. Publicações de ensaios pouco conhecidos de figuras renomadas, como o do Celso Furtado, também figuram entre seus conteúdos.

A gestão atual da Decania do CCJE encarou como um de seus objetivos a retomada da publicação da Revista Versus em formato eletrônico e de edição semestral. O que se desdobra no ato de lançamento da primeira edição dessa nova etapa da Versus. O número de 7 da Revista será disponibilizado no formato eletrônico.

Resultado de mais de um ano de trabalho do Conselho Editorial, composto pelos professores Eduardo Bastian (Instituto de Economia), André Bufoni (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis), Leonardo Valente (Instituto de Relações Internacionais e Defesa), Mauro Osório (Faculdade Nacional de Direito), Renata Bastos (Instituto de Planejamento Urbano e Regional), Vicente Ferreira (Instituto COPPEAD de Administração) e pela bibliotecária Jane Medeiros (Biblioteca Eugênio Gudin); da condução do Editor, Professor Antonio Luis Licha, atual Vice-Decano, da Editora-executiva, a produtora cultural Waldelice Souza, e da equipe está, agora, à disposição de todos.

Com a comemoração dos cem anos da UFRJ, a edição de relançamento homenageará o Professor Emérito do IE, Ex-Decano do CCJE e Ex-Reitor da UFRJ, Carlos Lessa. Seu conteúdo também articula conversa entre cinco mulheres pesquisadoras e a economista, Professora aposentada do IE, Maria da Conceição Tavares; revisita o ocorrido no Palácio Universitário em 1968; comemora o centenário da escritora Clarice Lispector, ex-aluna da FND; conta a história do surgimento da Bossa Nova, relembrando a chamada Noite do Amor, do Sorriso e da Flor que se deu no Teatro de Arena Carvalho Netto e olha a Minerva pelos olhos de Joaquim Sousa, Professor Emérito da Escola de Belas Artes, responsável pela modelagem desse símbolo. No miolo da Revista, artigos que remontam a história de cada uma das unidades do CCJE.

A Revista que está sendo lançada será hospedada em site próprio com suporte digital e terá formato eletrônico. Coloca-se a tarefa de articular acontecimentos políticos e culturais, além de pesquisas acadêmicas relevantes, mantendo o espírito plural do CCJE e da UFRJ. Tem como metas: a) ser visualizada com paginação e gerar arquivo em formato PDF que mantenha o projeto gráfico de revista; b) ser conhecida pelo corpo social do CCJE; c) contribuir à divulgação da pesquisa produzida nesse centro; e d) manter sua importância na divulgação de temas relevantes para UFRJ e para o país.

Desafio assumido por todos os membros da equipe da Revista Versus.

Dia: 10 de dezembro de 2020 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Transmissão ao vivo: Canal do CCJE

Relançamento da Revista Versus

O Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ, Professor Flávio Alves Martins, convida todos os membros da comunidade universitária para o (re)lançamento da Revista Versus, que acontece dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 15 horas, por transmissão ao vivo pelo Canal do CCJE no Youtube.

A “VERSUS – Revista de Ciências Sociais Aplicadas do CCJE/UFRJ” foi mantida, de 2008 a 2011, pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas no formato impresso e com publicação trimestral. Dividida em duas partes, a revista trazia, em uma delas, entrevistas considerando temas políticos e culturais e, na outra, conteúdos acadêmicos. Nesse período, foram feitas entrevistas com Maria da Conceição Tavares, Samuel Pinheiro Guimarães, Fernanda Montenegro, Ferreira Gullar, Oliver Stone marcando, assim, as páginas da Versus. Publicações de ensaios pouco conhecidos de figuras renomadas, como o do Celso Furtado, também figuram entre seus conteúdos.

A gestão atual da Decania do CCJE encarou como um de seus objetivos a retomada da publicação da Revista Versus em formato eletrônico e de edição semestral. O que se desdobra no ato de lançamento da primeira edição dessa nova etapa da Versus. O número de 7 da Revista será disponibilizado no formato eletrônico.

Resultado de mais de um ano de trabalho do Conselho Editorial, composto pelos professores Eduardo Bastian (Instituto de Economia), André Bufoni (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis), Leonardo Valente (Instituto de Relações Internacionais e Defesa), Mauro Osório (Faculdade Nacional de Direito), Renata Bastos (Instituto de Planejamento Urbano e Regional), Vicente Ferreira (Instituto COPPEAD de Administração) e pela bibliotecária Jane Medeiros (Biblioteca Eugênio Gudin); da condução do Editor, Professor Antonio Luis Licha, atual Vice-Decano, da Editora-executiva, a produtora cultural Waldelice Souza, e da equipe está, agora, à disposição de todos.

Com a comemoração dos cem anos da UFRJ, a edição de relançamento homenageará o Professor Emérito do IE, Ex-Decano do CCJE e Ex-Reitor da UFRJ, Carlos Lessa. Seu conteúdo também articula conversa entre cinco mulheres pesquisadoras e a economista, Professora aposentada do IE, Maria da Conceição Tavares; revisita o ocorrido no Palácio Universitário em 1968; comemora o centenário da escritora Clarice Lispector, ex-aluna da FND; conta a história do surgimento da Bossa Nova, relembrando a chamada Noite do Amor, do Sorriso e da Flor que se deu no Teatro de Arena Carvalho Netto e olha a Minerva pelos olhos de Joaquim Sousa, Professor Emérito da Escola de Belas Artes, responsável pela modelagem desse símbolo. No miolo da Revista, artigos que remontam a história de cada uma das unidades do CCJE.

A Revista que está sendo lançada será hospedada em site próprio com suporte digital e terá formato eletrônico. Coloca-se a tarefa de articular acontecimentos políticos e culturais, além de pesquisas acadêmicas relevantes, mantendo o espírito plural do CCJE e da UFRJ. Tem como metas: a) ser visualizada com paginação e gerar arquivo em formato PDF que mantenha o projeto gráfico de revista; b) ser conhecida pelo corpo social do CCJE; c) contribuir à divulgação da pesquisa produzida nesse centro; e d) manter sua importância na divulgação de temas relevantes para UFRJ e para o país.

Desafio assumido por todos os membros da equipe da Revista Versus.

Dia: 10 de dezembro de 2020 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Transmissão ao vivo: Canal do CCJE

Edital de Seleção de Bolsistas CCJE nº 458/2020

A Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) torna pública a oferta de 6 (seis) bolsas de desenvolvimento acadêmico para o corpo discente da UFRJ, de acordo com as condições definidas no Edital nº 458/2020.

Acesse aqui o edital para obter mais informações.

Calendário da seleção:

23/11 Lançamento do Edital
25/11 a 15/12 Período de inscrições (segundo procedimento do item 4)
até 30/12 Divulgação, no Portal do CCJE, da homologação da inscrição
até 19/01/2021 Apresentação de recursos contra o resultado da homologação de inscrição
até 29/01/2021 Resultado dos recursos;
até 05/03/2021 Realização de processos seletivos
até 10/03/2021 Entrega da documentação dos bolsistas

Curso de Especialização em Administração Universitária Federal

Curso de Especialização em Administração Universitária Federal tem por objetivo proporcionar o aprimoramento profissional, técnico-científico e acadêmico no âmbito das universidades públicas, particularmente ao público que atua na administração universitária. Para cumprimento dos objetivos o curso contará, sempre que possível, com a parceria institucional da Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ. O curso destina-se a servidores docentes e técnicos-administrativos de universidades federais ou institutos universitários federais, portadores de Diploma de Nível Superior (Graduados de cursos de graduação plena ou tecnológica).

O Edital com as informações sobre o curso e as orientações para o processo seletivo se encontra disponível em:

http://administracaouniversitariafederal.blogspot.com/