Arquivo mensal abril 2019

porVinícius Fernandes

Parangolé da Cultura

Acontece no átrio do belíssimo Palácio Universitário da UFRJ, no dia 16 de abril, o primeiro dos cinco colóquios, denominados como Parangolés da Cultura na Universidade, a serem realizados pela Decania do CCJE neste ano.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE – decania atenta aos debates culturais promovidos por suas unidades, pela UFRJ de modo geral e pelas repercussões que as argumentações e as experimentações da comunidade universitária produzem na sociedade – de refletir sobre o papel e a importância da cultura, além de considerar e dimensionar as vinculações estabelecidas com o tripé – ensino, pesquisa e extensão -, que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país. Vinculações com laços e redes bem diversas que suscitam o cotejamento das nações que diferenciam as políticas de ação cultural em cada instituição e por isso mesmo cada colóquio buscará aprofundar em um tema importante para esta área.

A ideia de comparar a cultura a um parangolé autoriza observar a vastidão dos conceitos que cercam tanto um termo quanto o outro, permitindo considerar de forma aberta a visão movimentada pelas diversas atividades consolidadas na nossa universidade e, por sua vez, abrindo o leque para que se possa entender as especificidades e os desdobramentos gerados para o ensino, para a pesquisa e/ou para a extensão.

O primeiro Parangolé da Cultura da Universidade receberá atuantes e pesquisadores importantes na construção de política cultural para a universidade, como Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF; Maria Dias, produtora e articuladora cultural da UFRJ; Gilson Motta, professor e pesquisador da Escola de Belas Artes da UFRJ; Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARAGOTÍTERES.

Como o colóquio será em formato de roda de conversa todos os participantes poderão apresentar as suas considerações em diálogo direto com os debatedores, contribuindo para a construção de uma proposta que represente o entendimento corrente entre professores, técnicos e estudantes.

Dia: 16 de abril de 2019

Horário: 15h30 horas

Local: Átrio do Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

Mais informações: atividadecultural@ccje.ufrj.br

porVinícius Fernandes

Parangolés da Cultura – Convite

A atividade acontecerá no dia 16 de abril, às 15:30 horas, no Átrio do Palácio Universitário, Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

A Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE renova o convite a toda comunidade universitária para o primeiro colóquio, denominado Parangolés da Cultura na Universidade, com o objetivo de observar as perspectivas e dificuldades das ações culturais nas universidades. Estão confirmados para apresentar suas considerações os atuantes e pesquisadores em ação cultural das universidades: Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF; Gilson Motta, professor da EBA-UFRJ; e, Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARANGOTÍTERES.

porVinícius Fernandes

Forte chuva suspende atividades na UFRJ

Em função das fortes chuvas que provocaram estado de crise na Cidade do Rio de Janeiro, a UFRJ determinou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, bem como o evento “Parangolés da Cultura na Universidade”, em função da dificuldade de acesso ao campus da Praia Vermelha informamos que não atenderemos hoje, dia 09/04.

Agradecemos a compreensão.

porVinícius Fernandes

Edital 131 de 03/04/2019 referente à SIAC 2019.

A Presidente do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), o Presidente do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e a Presidente da Plenária de Extensão, no uso de suas atribuições e nos termos do Regimento do CEPG, Art. 2o, §3o, alínea d, e do Regimento do CEG, Art. 2o, inciso V, alínea a, tornam pública a 10a Semana de Integração Acadêmica (SIAc-2019), a realizar-se de 21 a 27 de outubro de 2019, observado o disposto neste Edital. A 10a Semana de Integração Acadêmica (SIAc-2019) é composta pela 41a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural; pelo 16o Congresso de Extensão da UFRJ; pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/UFRJ-2019;
pela 11a Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ – Macaé e pela 6a Jornada de Formação Docente – PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) /UFRJ.

Clique aqui e confira! Edital_131_de_03_de_abril_de_2019_-_10ª_Semana_de_Integração_Acadêmica_da_UFRJ

porVinícius Fernandes

Edital RUA 2/2019 Prazo de Submissão:

Até 13 de maio de 2019 para Ações com início proposto a partir do primeiro dia do 2o período acadêmico da graduação;
porVinícius Fernandes

Consulta para a Reitoria!

Após o encerramento da consulta, consulta a carta enviada pela decania as candidaturas,  cujas demandas tiveram concordância integral pela chapa vencedora da consulta.


Nos dias 02, 03 e 04 de Abril, de Terça-feira a Quinta-feira desta semana, das 09h às 21h ocorrerá a consulta para a eleição da futura reitoria da UFRJ.

Confira a carta do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas enviou às 3 chapas: CARTA ÀS CANDIDATURAS e PARTICIPE!


A primeira fase da eleição para a nova Reitoria da UFRJ terá três chapas, homologadas em 22/2. A consulta pública paritária, votada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 19/2, ouvirá alunos, técnicos-administrativos e professores sobre os candidatos a reitor e vice-reitor para a futura gestão.

A Chapa 10 é formada por Denise Pires de Carvalho, professora do Instituto de Biofísica (IBCCF), e Carlos Frederico Leão Rocha, do Instituto de Economia (IE). A chapa é intitulada “A UFRJ vai ser diferente”.

A Chapa 20, “Minerva 2.0”, é composta por Roberto Bartholo, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e João Felippe Cury, também do IE.

Já a Chapa 40, “Unidade e diversidade pela universidade pública e gratuita”, tem como candidato a reitor o professor Oscar Rosa Mattos, da Escola Politécnica (Poli) e da Coppe. Maria Fernanda Quintela, do Instituto de Biologia (IB), concorrerá como vice-reitora.

Fonte: www.ufrj.br