Categoria Eventos e Oportunidades

porThaís Andrade

Terceiro Parangolé da Cultura na Universidade

Acontecerá o terceiro Parangolé da Cultura na Universidade, dia 21 de agosto, às 10 horas, no Salão Moniz Aragão, Palácio Universitário. O Parangolé vem acontecendo desde o início do ano, com objetivo de refletir sobre a importância das ações culturais na qualificação de nossas práticas de ensino e pesquisa e difusão do conhecimento.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE de refletir sobre o papel e a importância da cultura, além de considerar e dimensionar as vinculações estabelecidas com o tripé – ensino, pesquisa e extensão – que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país. Vinculações com laços e redes bem diversas que suscitam o cotejamento das noções que diferenciam as políticas de ação cultural em cada instituição. Por isso cada colóquio buscará aprofundar em tema importante desta área.

Nesse sentido, o terceiro Parangolé da Cultura na Universidade colocará em sua roda de conversa algumas ações de promoções de inclusão de epistemologias não hegemônicas nos espaços universitários no processo de composição dos conhecimentos, observando os diálogos entre saberes. Participarão o Professor José Ribamar Bessa, do Pró-Índio da UERJ; Professora Eleonora Gabriel, Coordenadora da Cia Folclórica, da Escola de Educação Física e Dança e do Encontro com o Mestres Populares, do CCS/UFRJ; a Professora Katia Gorini pensando a criação do Departamento Artes em Escultura, na EBA/CLA/UFRJ; o Professor Walter Suemitsu, e atuante no projeto NIDES – Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social de Pós-Graduação e Decano do CT/UFRJ; e da Professora Carmen Teresa Gabriel, Coordenadora do Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professora e Diretora da Faculdade de Educação – CFCH/UFRJ.

A iniciativa assume o esforço de escuta, visando a ampliar a visão das ações de diálogo entre saberes existentes em Instituições de Ensino Superior e observar confluências. O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas conta com a sua participação para manutenção da abrangência dessa edição do Parangolé.

Como o colóquio será em formato de roda de conversa, todos os participantes poderão apresentar as suas considerações em diálogo direto com os debatedores.

Dia: 21 de agosto de 2019

Horário: 10 horas

Local: Salão Moniz Aragão

Endereço: Campus da Praia Vermelha da UFRJ – Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário – Praia Vermelha

Mais informações:

Site do CCJE UFRJ

ou e-mail atividadecultural@ccje.ufrj.br

porVinícius Fernandes

IN Perspectiva Debates

O Ciclo de debates “IN Perspectiva” tem como objetivo realizar encontros nos quais sejam observadas questões importantes para as Universidades, para a cidade, para o estado e o país em diversos aspectos considerados por seus convidados. Isso move as opiniões. Cria espaço de conjunções, de ajustes e de conhecimento do que somos e de como vemos certos objetos, situações e composições políticas.

Tal ciclo de debates está ligado ao gabinete do Decano e se configura, na Coordenação de Atividades Culturais, como atividade do Plano de Integração das Ações Culturais no âmbito do CCJE. Como entendemos que as ações culturais não são só eventos artísticos ou festivos, então, reconhecer a forma que cada unidade estabelece para mudar certas noções e convicções é um repertório adotado pela Coordenação de Atividades Culturais do CCJE como acontecimento cultural, e está assentado no objetivo geral de integrar ações comuns para as unidades do CCJE. Quando o Centro assume o propósito de fortalecê-las junto à comunidade universitária mais geral. É uma atividade prevista pela Coordenação no “plano Universal – com as unidades”. Neste primeiro evento do “IN Perspectiva”, busca-se fortalecer a tradição de realização de debates comumente praticado pela FND.

Esta primeira ação do “IN Perspectiva – Debates” visa a indagar quais são as perspectivas da flexão de gênero nas universidades? Com essa indagação, convidamos quatro mulheres ocupantes dos principais espaços dirigentes na UFRJ para cederem suas considerações: a Reitora da UFRJ, Professora Denise Pires de Carvalho; a Presidenta da ADUFRJ, Professora Maria Lúcia Werneck Teixeira Vianna; a Coordenadora-Geral do SINTUFRJ, Neuza Luzia Pinto; e a Coordenadora-Geral do DCE Mário Prata – UFRJ, estudantes Nathália Borges.

O IN Perspectiva acontece no dia 7 de agosto, às 10 horas, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito – FND, na rua Moncorvo Filho, 08 – Centro.

Mais informações pelo correio eletrônico: atividadecultural@ccje.ufrj.br

porVinícius Fernandes

10ª SIAc – Semana de Integração Acadêmica – Inscrições Prorrogadas


INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 15/05/2019


Sobre:

10ª SIAC/UFRJ vai reunir a 41ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC)16º Congresso de ExtensãoSemana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/UFRJ)11ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e 6ª Jornada de Formação Docente – PIBID.

Tendo como objetivo assegurar o espaço para a apresentação e a discussão dos trabalhos de ensino, pesquisa e de extensão desenvolvidos na UFRJ, proporcionando a troca de experiências entre estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos administrativos.

Orientada pelo tema geral “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, na SIAc deste ano serão apresentados trabalhos em diversos formatos: oral, pôster, e-pôster, oficina, instalação, minicurso, vídeo, exposição artística e performance.

Toda a programação da SIAc é aberta ao público, porém algumas das atividades exigem inscrição prévia.

As inscrições de trabalho estarão abertas até o dia 13 de maio. Se você é bolsista, fique atento! Acompanhe as informações pelo site e pelo Facebook

CRONOGRAMA PREVISTO DAS ETAPAS DA SIAc 2019

Etapas Prazos
Lançamento do Edital 03/04/2019
Inscrição de trabalhos 10/04 a 13/05/2019
Resultado da avaliação dos resumos pelo(s) parecerista(s) 10/06/2019
Alteração de resumos pelos autores (apenas resumos com aceito condicionados à revisão) 10/06 a 17/06/2019
Resultado da avaliação dos trabalhos revisados 10/07/2019
Divulgação da Programação Final 12/09/2019

 

 

 

 

 

Bolsistas

porVinícius Fernandes

Inscrições abertas para o I Encontro de Arte e Cultura da UFRJ

Entre os dias 03 e 07 de junho, o Fórum de Ciência e Cultura realiza o I Encontro de Arte e Cultura da UFRJ. O objetivo é reunir e mapear as diferentes iniciativas artísticas e culturais desenvolvidas pela instituição no âmbito da pesquisa, ensino e extensão bem como aquelas desenvolvidas por universitários através de coletivos autônomos, iniciativas sindicais e de técnicos administrativos.

O evento contará com mesas-redondas, reuniões públicas e rodas de conversa. As duas primeiras serão formadas por colaboradores convidados. Já as rodas de conversa serão formadas pelas iniciativas inscritas que têm intenção de apresentar sua experiência e dialogar com outras que atuam na mesma temática. As inscrições ficam abertas até o dia 25/05.

Serviço
I Encontro de Arte e Cultura da UFRJ
Data: 03 a 07 de junho de 2019
Local: Campus da Praia Vermelha
Inscrições: Até 25/05/19

Mais informações, acesse https://arteeculturaufrj.wordpress.com

porVinícius Fernandes

Segundo Colóquio Parangolés da Cultura na Universidade

Acontece no salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário da UFRJ, no dia 16 de maio, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, o segundo dos cinco colóquios, denominados como Parangolés da Cultura na Universidade, a serem realizados pela Decania do CCJE neste ano.

16/04/2019. Colóquio “Parangolés da Cultura na Universidade”. Observar as perspectivas e dificuldades das atividades culturais nas universidades, em formato de roda de conversa.

O primeiro ocorreu em 16 de abril, que debateu as perspectivas e dificuldades das atividades culturais nas universidades e recebeu atuantes e pesquisadores importantes na construção de política cultural para a universidade, como Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF, representado por Juliana Amaral, também do Centro de Artes da UFF ; Gilson Motta, professor e pesquisador da Escola de Belas Artes da UFRJ;

Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARAGOTÍTERES.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE de refletir sobre o papel e a importância da cultura na vida universitária. E por essa reflexão, considerar e dimensionar as vinculações possíveis com o tripé – o ensino, a pesquisa e com a extensão -, que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país.

Agora, no segundo Parangolés da cultura na universidade, o tema será permanência estudantil e atividades culturais nas universidades. Acontece no próximo dia 16 de maio, uma quinta-feira, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Essa edição contará com as seguintes presenças :

Antonio José de Oliveira, Docente da Biblioteconomia, da FACC, que foi Superintendente geral de Políticas estudantis da UFRJ, no período 2012/2015;

Patrícia Dorneles, Docente da Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Coordenadora do curso de pós-graduação em acessibilidade cultural e Superintendente de difusão cultural do FCC – UFRJ;

Candé Costa, Estudante de história da Arte, Bolsista do Projeto ILÊ ATELAYÊ e Morador do alojamento;

Lena Martins, artista plástica e artesã da cidade do Rio de Janeiro.

Nessa edição, além do debate em Roda de Conversa, como o primeiro, haverá, às 14 horas, ou seja, uma hora antes, uma oficina de construção de bonecos sem cola nem costura, na técnica Abayomi de construção de boneco, conduzida pela Artista Plástica Lena Martins. Para quem se interessar em participar da oficina, será necessário inscrição prévia pelo site da decania. As vaga são limitadas e o período de inscrição vai até 14 de maio.

OFICINA DE BONECOS

Dia 16 de maio

Horário: 14 horas

Local: salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo

Vagas limitadas, por isso, serão aceitas inscrições prévias até o dia 14 de maio, pelo site do CCJE ou pelo e-mail: atividadecultural@ccje.ufrj.br

RODA DE CONVERSA

Dia: 16 de maio de 2019

Horário: 15 horas

Local: salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

Mais informações: atividadecultural@ccje.ufrj.br

porVinícius Fernandes

Parangolés da Cultura – Convite

A atividade acontecerá no dia 16 de abril, às 15:30 horas, no Átrio do Palácio Universitário, Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

A Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE renova o convite a toda comunidade universitária para o primeiro colóquio, denominado Parangolés da Cultura na Universidade, com o objetivo de observar as perspectivas e dificuldades das ações culturais nas universidades. Estão confirmados para apresentar suas considerações os atuantes e pesquisadores em ação cultural das universidades: Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF; Gilson Motta, professor da EBA-UFRJ; e, Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARANGOTÍTERES.