Categoria Arquivo

porThaís Andrade

Prestação de Contas – Decania do CCJE

A Decania do CCJE, dando prosseguimento ao compromisso da atual gestão de promover suas ações pautadas pela transparência, convida toda a comunidade universitária para participar da segunda Audiência Pública para Prestação de Contas, referente ao primeiro ano do mandato 2018-2022.

A audiência ocorrerá no dia 18 de novembro, segunda-feira, às 15 horas, no Auditório E-3 da Faculdade de Letras (Cidade Universitária).

porLeticia Abreu

V Parangolé da Cultura na Universidade

No dia 29 de outubro, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, dentro do Palácio Universitário do Campus Praia Vermelha acontecerá a quinta edição do Parangolé da Cultura na Universidade, com o tema Encontros e Diferenças entre a Extensão e as Atividades Culturais.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE de refletir sobre o papel e a importância da cultura, além de considerar e dimensionar as vinculações estabelecidas com o tripé – ensino, pesquisa e extensão – que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país. Vinculações com laços e redes bem diversas que suscitam o cotejamento das noções que diferenciam as políticas de ação cultural em cada instituição. Por isso, cada colóquio buscará aprofundar um tema importante desta área.

Nesse sentido, neste próximo Parangolé, contaremos com a presença da Pró-Reitora de Extensão da UFRJ, Professora Ivana Bentes; da Diretora de Produção Cultural da UFRJ por mais de 30 anos, Maria Dias; da Professora Sandra Becker, Coordenadora de Extensão do CCJE; do Porfessor Pedro Bicalho, Coordenador de Extensão do CFCH; do Professor Felipe Addor, Coordenador do NIDES – CT; da Professora Silvia Lorez Martins, Coordenadora de Extensão do CCMN; e da Professora Maria Clara Amado Martins Coordenadora de Extensão do CLA. E, por fim, junto no mesmo evento, o Grupo de Teatro Moitará apresentará uma cena-poema com a atriz Erika Rettl e o diretor teatral Venício Fonseca.

As ações em extensão nas universidades estão em campo muito similar ao das atividades culturais. Às vezes, se aproximam a ponto de se confundirem; em outras, se deslindam cada um em seu papel. Reconhecer esses passos de danças entre essas ações universitárias é considerar os tecidos comunicativos das universidades e, em particular, da UFRJ, buscando ajustar uma e outra à necessidade de produção de conhecimentos por todos os locais.

Como o colóquio será em formato de roda de conversa, todos os participantes poderão apresentar as suas considerações em diálogo direto com os debatedores.

Dia: 29 de outubro de 2019
Horário: 15 horas
Local: Salão Moniz de Aragão
Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo

Confiram o evento no facebook!
Para mais informações, contate-nos através do e-mail atividadecultural@ccje.ufrj.br

porVinícius Fernandes

INSTRUMENTO E DOCUMENTO DO RCS/EXT ÚNICO

Entendendo que o processo de inclusão dos RCS/EXT (Requisitos Curriculares Suplementares de Extensão) dos 208 currículos de graduação da UFRJ se encontram em diferentes estágios e, respeitando a necessidade cuidadosa por que devem passar as discussões das reformas curriculares, estamos propondo, após seis anos de experiência dos coordenadores de extensão e de graduação com o os processos de ajustes curriculares, a criação no SIGA do RCS/EXT-ÚNICO, para tornar possível a inclusão acadêmica de extensão para os estudantes com o uso do sistema, do seu exercício à institucionalização dos históricos escolares, desonerando as secretarias acadêmicas e coordenações de graduação e de extensão.

2019 – PR5 – INSTRUMENTO DE ABERTURA DO RCS-EXT-ÚNICO

porVinícius Fernandes

Parangolé da Cultura

Acontece no átrio do belíssimo Palácio Universitário da UFRJ, no dia 16 de abril, o primeiro dos cinco colóquios, denominados como Parangolés da Cultura na Universidade, a serem realizados pela Decania do CCJE neste ano.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE – decania atenta aos debates culturais promovidos por suas unidades, pela UFRJ de modo geral e pelas repercussões que as argumentações e as experimentações da comunidade universitária produzem na sociedade – de refletir sobre o papel e a importância da cultura, além de considerar e dimensionar as vinculações estabelecidas com o tripé – ensino, pesquisa e extensão -, que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país. Vinculações com laços e redes bem diversas que suscitam o cotejamento das nações que diferenciam as políticas de ação cultural em cada instituição e por isso mesmo cada colóquio buscará aprofundar em um tema importante para esta área.

A ideia de comparar a cultura a um parangolé autoriza observar a vastidão dos conceitos que cercam tanto um termo quanto o outro, permitindo considerar de forma aberta a visão movimentada pelas diversas atividades consolidadas na nossa universidade e, por sua vez, abrindo o leque para que se possa entender as especificidades e os desdobramentos gerados para o ensino, para a pesquisa e/ou para a extensão.

O primeiro Parangolé da Cultura da Universidade receberá atuantes e pesquisadores importantes na construção de política cultural para a universidade, como Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF; Maria Dias, produtora e articuladora cultural da UFRJ; Gilson Motta, professor e pesquisador da Escola de Belas Artes da UFRJ; Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARAGOTÍTERES.

Como o colóquio será em formato de roda de conversa todos os participantes poderão apresentar as suas considerações em diálogo direto com os debatedores, contribuindo para a construção de uma proposta que represente o entendimento corrente entre professores, técnicos e estudantes.

Dia: 16 de abril de 2019

Horário: 15h30 horas

Local: Átrio do Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

Mais informações: atividadecultural@ccje.ufrj.br

porVinícius Fernandes

Forte chuva suspende atividades na UFRJ

Em função das fortes chuvas que provocaram estado de crise na Cidade do Rio de Janeiro, a UFRJ determinou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, bem como o evento “Parangolés da Cultura na Universidade”, em função da dificuldade de acesso ao campus da Praia Vermelha informamos que não atenderemos hoje, dia 09/04.

Agradecemos a compreensão.

porVinícius Fernandes

Parangolés da Cultura na Universidade

A Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE convida toda comunidade universitária para o primeiro colóquio, denominado Parangolés da Cultura na Universidade, com o objetivo de observar as perspectivas e dificuldades das ações culturais nas universidades. Estão confirmados para apresentar suas considerações os atuantes e pesquisadores em ação cultural das universidades: Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF; Maria Dias, produtora e articuladores cultural da UFRJ; Gilson Motta, professor da EBA-UFRJ; e, Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARANGOTÍTERES.

A atividade acontecerá no dia 9 de abril, às 15 horas, no Átrio do Palácio Universitário, Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

porVinícius Fernandes

Nota de Falecimento

É com extremo pesar que o CCJE comunica o falecimento da Prof. Doutora Cecília Caballero Lois, coordenadora do programa de pós graduação em Direito da FND.

O CCJE lamenta a fatalidade e, neste momento de perda e dor, transmite os sentimentos aos familiares e amigos. Em decorrência, estamos decretando 3 dias de luto oficial no âmbito desta Decania. Cecília Caballero, presente!

porVinícius Fernandes

Palestra: Os Direitos Fundamentais da Pessoa com Deficiência

A Palestra será ministrada pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca do (TRT-PR), em 21 de março de 2019 no salão nobre da Faculdade Nacional de Direito, as 11h.

porVinícius Fernandes

Diálogo com as Candidaturas à Reitoria

Convidamos aos integrantes do Conselho do CCJE para uma rodada de diálogos com as candidaturas à Reitoria da UFRJ, que ocorrerá no dia 19/3 (terça-feira), na Sala da Congregação da FACC (sala 246) do Palácio Universitário na PV. A fim de garantir-se a isonomia será adotado o seguinte modelo:

 

  • das 13:30 às 14:30 horas, chapa 10 (20 minutos para apresentação de propostas e 40 minutos para perguntas e respostas);
  • das 14:30 às 15:30 horas, chapa 40 (20 minutos para apresentação de propostas e 40 minutos para perguntas e respostas);
  • das 15:30 às 16:30 horas, chapa 20 (20 minutos para apresentação de propostas e 40 minutos para perguntas e respostas).  

Contamos com a presença de todos/as e solicitamos ampla divulgação ao corpo social (docentes, técnicos e estudantes) das Unidades do CCJE.

porVinícius Fernandes

Professor da UFRJ recebe título de pesquisador emérito do CNPq

David Kupfer é um dos 10 agraciados este ano no país

O professor David Sergio Kupfer, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), foi selecionado como pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), edição 2019. Ao todo, foram 10 docentes contemplados com o título no Brasil.

Acesse o link