Categoria Slider

porVinícius Fernandes

10ª SIAc – Semana de Integração Acadêmica – Inscrições Prorrogadas


INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 15/05/2019


Sobre:

10ª SIAC/UFRJ vai reunir a 41ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC)16º Congresso de ExtensãoSemana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/UFRJ)11ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e 6ª Jornada de Formação Docente – PIBID.

Tendo como objetivo assegurar o espaço para a apresentação e a discussão dos trabalhos de ensino, pesquisa e de extensão desenvolvidos na UFRJ, proporcionando a troca de experiências entre estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos administrativos.

Orientada pelo tema geral “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, na SIAc deste ano serão apresentados trabalhos em diversos formatos: oral, pôster, e-pôster, oficina, instalação, minicurso, vídeo, exposição artística e performance.

Toda a programação da SIAc é aberta ao público, porém algumas das atividades exigem inscrição prévia.

As inscrições de trabalho estarão abertas até o dia 13 de maio. Se você é bolsista, fique atento! Acompanhe as informações pelo site e pelo Facebook

CRONOGRAMA PREVISTO DAS ETAPAS DA SIAc 2019

Etapas Prazos
Lançamento do Edital 03/04/2019
Inscrição de trabalhos 10/04 a 13/05/2019
Resultado da avaliação dos resumos pelo(s) parecerista(s) 10/06/2019
Alteração de resumos pelos autores (apenas resumos com aceito condicionados à revisão) 10/06 a 17/06/2019
Resultado da avaliação dos trabalhos revisados 10/07/2019
Divulgação da Programação Final 12/09/2019

 

 

 

 

 

Bolsistas

porVinícius Fernandes

Segundo Colóquio Parangolés da Cultura na Universidade

Acontece no salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário da UFRJ, no dia 16 de maio, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, o segundo dos cinco colóquios, denominados como Parangolés da Cultura na Universidade, a serem realizados pela Decania do CCJE neste ano.

16/04/2019. Colóquio “Parangolés da Cultura na Universidade”. Observar as perspectivas e dificuldades das atividades culturais nas universidades, em formato de roda de conversa.

O primeiro ocorreu em 16 de abril, que debateu as perspectivas e dificuldades das atividades culturais nas universidades e recebeu atuantes e pesquisadores importantes na construção de política cultural para a universidade, como Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF, representado por Juliana Amaral, também do Centro de Artes da UFF ; Gilson Motta, professor e pesquisador da Escola de Belas Artes da UFRJ;

Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARAGOTÍTERES.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE de refletir sobre o papel e a importância da cultura na vida universitária. E por essa reflexão, considerar e dimensionar as vinculações possíveis com o tripé – o ensino, a pesquisa e com a extensão -, que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país.

Agora, no segundo Parangolés da cultura na universidade, o tema será permanência estudantil e atividades culturais nas universidades. Acontece no próximo dia 16 de maio, uma quinta-feira, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Essa edição contará com as seguintes presenças :

Antonio José de Oliveira, Docente da Biblioteconomia, da FACC, que foi Superintendente geral de Políticas estudantis da UFRJ, no período 2012/2015;

Patrícia Dorneles, Docente da Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Coordenadora do curso de pós-graduação em acessibilidade cultural e Superintendente de difusão cultural do FCC – UFRJ;

Candé Costa, Estudante de história da Arte, Bolsista do Projeto ILÊ ATELAYÊ e Morador do alojamento;

Lena Martins, artista plástica e artesã da cidade do Rio de Janeiro.

Nessa edição, além do debate em Roda de Conversa, como o primeiro, haverá, às 14 horas, ou seja, uma hora antes, uma oficina de construção de bonecos sem cola nem costura, na técnica Abayomi de construção de boneco, conduzida pela Artista Plástica Lena Martins. Para quem se interessar em participar da oficina, será necessário inscrição prévia pelo site da decania. As vaga são limitadas e o período de inscrição vai até 14 de maio.

OFICINA DE BONECOS

Dia 16 de maio

Horário: 14 horas

Local: salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo

Vagas limitadas, por isso, serão aceitas inscrições prévias até o dia 14 de maio, pelo site do CCJE ou pelo e-mail: atividadecultural@ccje.ufrj.br

RODA DE CONVERSA

Dia: 16 de maio de 2019

Horário: 15 horas

Local: salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

Mais informações: atividadecultural@ccje.ufrj.br

porVinícius Fernandes

Edital 131 de 03/04/2019 referente à SIAC 2019.

A Presidente do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), o Presidente do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e a Presidente da Plenária de Extensão, no uso de suas atribuições e nos termos do Regimento do CEPG, Art. 2o, §3o, alínea d, e do Regimento do CEG, Art. 2o, inciso V, alínea a, tornam pública a 10a Semana de Integração Acadêmica (SIAc-2019), a realizar-se de 21 a 27 de outubro de 2019, observado o disposto neste Edital. A 10a Semana de Integração Acadêmica (SIAc-2019) é composta pela 41a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural; pelo 16o Congresso de Extensão da UFRJ; pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/UFRJ-2019;
pela 11a Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ – Macaé e pela 6a Jornada de Formação Docente – PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) /UFRJ.

Clique aqui e confira! Edital_131_de_03_de_abril_de_2019_-_10ª_Semana_de_Integração_Acadêmica_da_UFRJ

porVinícius Fernandes

Edital RUA 2/2019 Prazo de Submissão:

Até 13 de maio de 2019 para Ações com início proposto a partir do primeiro dia do 2o período acadêmico da graduação;
porVinícius Fernandes

Consulta para a Reitoria!

Após o encerramento da consulta, consulta a carta enviada pela decania as candidaturas,  cujas demandas tiveram concordância integral pela chapa vencedora da consulta.


Nos dias 02, 03 e 04 de Abril, de Terça-feira a Quinta-feira desta semana, das 09h às 21h ocorrerá a consulta para a eleição da futura reitoria da UFRJ.

Confira a carta do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas enviou às 3 chapas: CARTA ÀS CANDIDATURAS e PARTICIPE!


A primeira fase da eleição para a nova Reitoria da UFRJ terá três chapas, homologadas em 22/2. A consulta pública paritária, votada pelo Conselho Universitário (Consuni) em 19/2, ouvirá alunos, técnicos-administrativos e professores sobre os candidatos a reitor e vice-reitor para a futura gestão.

A Chapa 10 é formada por Denise Pires de Carvalho, professora do Instituto de Biofísica (IBCCF), e Carlos Frederico Leão Rocha, do Instituto de Economia (IE). A chapa é intitulada “A UFRJ vai ser diferente”.

A Chapa 20, “Minerva 2.0”, é composta por Roberto Bartholo, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e João Felippe Cury, também do IE.

Já a Chapa 40, “Unidade e diversidade pela universidade pública e gratuita”, tem como candidato a reitor o professor Oscar Rosa Mattos, da Escola Politécnica (Poli) e da Coppe. Maria Fernanda Quintela, do Instituto de Biologia (IB), concorrerá como vice-reitora.

Fonte: www.ufrj.br