porVinícius Fernandes

Palestra: Os Direitos Fundamentais da Pessoa com Deficiência

A Palestra será ministrada pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca do (TRT-PR), em 21 de março de 2019 no salão nobre da Faculdade Nacional de Direito, as 11h.

porVinícius Fernandes

Diálogo com as Candidaturas à Reitoria

Convidamos aos integrantes do Conselho do CCJE para uma rodada de diálogos com as candidaturas à Reitoria da UFRJ, que ocorrerá no dia 19/3 (terça-feira), na Sala da Congregação da FACC (sala 246) do Palácio Universitário na PV. A fim de garantir-se a isonomia será adotado o seguinte modelo:

 

  • das 13:30 às 14:30 horas, chapa 10 (20 minutos para apresentação de propostas e 40 minutos para perguntas e respostas);
  • das 14:30 às 15:30 horas, chapa 40 (20 minutos para apresentação de propostas e 40 minutos para perguntas e respostas);
  • das 15:30 às 16:30 horas, chapa 20 (20 minutos para apresentação de propostas e 40 minutos para perguntas e respostas).  

Contamos com a presença de todos/as e solicitamos ampla divulgação ao corpo social (docentes, técnicos e estudantes) das Unidades do CCJE.

porVinícius Fernandes

Professor da UFRJ recebe título de pesquisador emérito do CNPq

David Kupfer é um dos 10 agraciados este ano no país

O professor David Sergio Kupfer, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), foi selecionado como pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), edição 2019. Ao todo, foram 10 docentes contemplados com o título no Brasil.

Acesse o link

porVinícius Fernandes

Funcionamento Durante o Carnaval

No dia 07 de Março a Decania funcionará das 10h00 as 16h00 em decorrência do recesso durante o Carnaval!
No dia 08 de Março a Decania não terá atendimento ao público!
Para demandas emergenciais favor contatar a superintendência!
porVinícius Fernandes

AVISO AO CORPO SOCIAL

A Decania do CCJE estará em recesso durante o carnaval, retornando às atividades no próximo dia 07 de março (quinta-feira). Nos dias 07 e 08 funcionará das 10h00 às 16h00, para atendimento ao público.
Para demandas emergenciais favor contatar pelo e-mail superintendencia@ccje.ufrj.br.
porVinícius Fernandes

Seleção para facilitadores de aprendizagem.

DIRAC torna público a seleção para cadastro de reserva de estudantes para atuar como facilitadores de aprendizagem.

Para maiores informações acesse a área de Editais.

porVinícius Fernandes

Eleição para Conselhos Superiores

Divulgados, portaria da comissão eleitoral e regimento eleitoral, para eleição de representação em conselhos colegiados.
Maiores informações clique aqui!

porVinícius Fernandes

Matrículas

As matrículas relacionadas às nossas unidades estão acontecendo na Cidade Universitária, no prédio da Letras, localizado na Ilha do Fundão.

porVinícius Fernandes

Candidatura ao LabCitoyen (FRANÇA) – 2019

O Institut Français do Brasil, o Consulado da França no Rio de Janeiro e a Aliança francesa no Rio de Janeiro lançam a chamada para a candidatura da edição de 2019 do LabCitoyen, um programa dedicado às grandes temáticas dos Direitos Humanos. A cada ano são convidados à França em torno de cinquenta jovens cidadãos engajados, entre 20 e 26 anos de idade, para debaterem coletivamente em francês estas questões. Durante uma semana em Paris, os participantes francófonos, vindo de cinco continentes, discutirão juntos sobre este tema através de uma série de conferências, debates, mesas redondas e ateliês. Selecionaremos 2 jovens para irem à França (com todas as despesas pagas) para representar o Brasil nesses debates.



Edição de 2019: “Direito das mulheres: igualdade e cidadania”

Para a sua sétima edição, o programa LabCitoyen 2019 terá a temática “Direito das mulheres: igualdade e cidadania” e será do dia 30 de junho a 07 de julho de 2019 em Paris.

As igualdades, discriminações e violências contra as mulheres, sob o ângulo de acesso à plena cidadania, são as principais questões do LabCitoyen 2019. Isto significa debater sobre as relações de poder e de dominação que estrutura nossas sociedades.

O programa abordará as cinco temáticas a seguir:

Mulheres, participação política e cidadania
Igualdade profissional
Acesso à educação
Luta contra o assédio e as violências
Religião e direito das mulheres
Perfil dos candidatos

Ser de nacionalidade brasileira
Ter entre 20 e 26 anos
Ter um nível linguístico da língua francesa equivalente ao nível B1 (não é necessário ter diploma ou certificado da língua)
Demonstrar engajamento com cidadania (associativo, político, humanitário, civil ou sindical) em torno da temática “Direito das mulheres: igualdade e cidadania”
Disponibilidade para estar no Rio de Janeiro por conta própria no dia 11 de abril de 2019
Dossiê de candidatura

CV (máx. 1 página)
Descrição do projeto cidadão do candidato que apresentará suas ações – passadas, em andamento, ou futuras – em favor do direito das mulheres (máx. 2 páginas). O candidato especificará os eventuais obstáculos encontrados na execução de suas ações e seu impacto no Brasil.
Cópia do passaporte com validade em andamento (validade de ao menos 1 ano a partir de março de 2019)
Um vídeo de 3 minutos no máximo, onde o candidato responderá em francês a pergunta: Por que a questão do direito das mulheres te interessa pessoalmente? Este vídeo deverá ser publicado no Facebook em modo privado, e seu link de acesso deve estar presente na descrição do projeto.
Obs.: Todos os documentos devem estar em francês!

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail apenas até o dia 24 de março às 23h55 para o e-mail labcitoyen2019@gmail.com com o assunto “Candidatura LabCitoyen 2019”. Pedimos também aos candidatos de especificarem no corpo do e-mail se eles já estiveram na França, e caso sim, em qual contexto.

Próxima etapa

O resultado da primeira etapa de seleção será anunciado aos candidatos até o dia 31 de março de 2019. A segunda etapa de seleção será no dia 11 de abril e consistirá em uma apresentação de 15 minutos do projeto de cidadania do candidato + 5 minutos de perguntas, para um júri. A apresentação será aberta ao público.

Contato :  http://institutfrancaisdubresil.com.br/evento/chamada-de-candidatura-programa-labcitoyen-2019-direito-das-mulheres-igualdade-e-cidadania

philippe.michelon@diplomatie.gouv.fr, adriana.davanture@diplomatie.gouv.fr, marion.craheix@diplomatie.gouv.fr; direcaopedagogica@rioaliancafrancesa.com.br

porVinícius Fernandes

PROART/UFRJ 2019

O Fórum de Ciência Cultura da UFRJ, em parceria com a Fundação Universitária José Bonifácio, torna público o edital que regulamenta o Prêmio PROART/UFRJ 2019 de apoio aos Grupos Artísticos de Representação Institucional – GARINs – e aos Projetos Artísticos Institucionais – PARINs, da UFRJ.

O prêmio, destinado aos GARINs e PARINs da UFRJ, visa o apoio à produção cultural e artística, desenvolvimento e circulação de espetáculos e de atividades formativas a serem realizadas em 2019 e 2020, em valores até R$150.000,00.

As inscrições acontecem de 21 de janeiro a 07 de março e o resultado final será divulgado até o dia 29 de março de 2019.

Dúvidas e mais informações deverão ser encaminhadas para editalproart@forum.ufrj.br

http://www.forum.ufrj.br/index.php/24-slide-show/726-fcc-ufrj-divulga-edital-do-proart-2019