porVinícius Fernandes

Horário de Atendimento da Decania

Informamos que, de 15/07/2019 a 02/08/2019, o horário de atendimento será de 10h as 17h.

porVinícius Fernandes

Divulgado material da Audiência Pública e do Relatório de Gestão

A Decania do CCJE torna público o material referente à audiência pública baseada nos resultados obtidos pela gestão nestes primeiros 6 meses.

RELATÓRIO GESTAO DA DECANIA CCJE

AUDIÊNCIA PÚBLICA apresentação

porVinícius Fernandes

Suspensas as Atividades na Biblioteca Eugênio Gudin

A pedido do ETU/UFRJ, por necessidade de reparos no ambiente interno dentro do prazo contratual da obra de restauração do telhado do Palácio Universitário, por medida protetiva de segurança devido a instalação de andaimes e execução de serviços de manutenção, informamos que não haverá atendimento ao público na Biblioteca Eugênio Gudin nos dias 11 e 12 de julho. As atividades retornam ao normal no próximo dia 15/7 das 10h as 17h.

porVinícius Fernandes

Disponível o Regimento Eleitoral da Decania

Documento acerca do regimento eleitoral para as duas vagas de representantes do CCJE ao Conselho de Extensão!

Regimento Eleitoral

porVinícius Fernandes

Seleção de Bolsistas

A Decania do CCJE torna público o edital de número 413, na segunda parte do BUFRJ 27/2019, extraordinário, de 05 de julho deste ano. O edital, de caráter universal, abre duas vagas para bolsas de desenvolvimento acadêmico, no interesse de garantir integração entre atividades de desenvolvimento institucional realizadas pela Decania e o corpo discente da UFRJ, além de apoiar a consolidação da Coordenação de Atividades Culturais do Centro.

Os quatro pontos dos objetivos constituintes do edital demarcam a importância de instrumentos como esses, e perfis indicados para atender às atividades culturais permitem aos estudantes interessados dos diversos cursos da UFRJ associar conhecimentos gerais à práticas de ações institucionais, bem como, a convivência e compartilhamento das experiências de técnicos e docentes de nossa instituição.

O edital tem período de inscrição enxuto, de 09 até 19 de julho; e uma comissão de seleção composta por técnicos interessados na associação das atividades acadêmicas com o desenvolvimento das atividades culturais. Por isso mesmo, espera-se que todos os setores da UFRJ se empenhem em fazer chegar a informação ao maior número de estudantes, que, por ventura, possa se interessar em alargar seus repertórios disciplinares e sua convivência institucional para uma perspectiva interdisciplinar e intercultural, características da realização das atividades culturais no CCJE.

Mais informações no edital abaixo:

Edital 413-19 – Bolsas CCJE Atividades Culturais

 

porVinícius Fernandes

INSTRUMENTO E DOCUMENTO DO RCS/EXT ÚNICO

Entendendo que o processo de inclusão dos RCS/EXT (Requisitos Curriculares Suplementares de Extensão) dos 208 currículos de graduação da UFRJ se encontram em diferentes estágios e, respeitando a necessidade cuidadosa por que devem passar as discussões das reformas curriculares, estamos propondo, após seis anos de experiência dos coordenadores de extensão e de graduação com o os processos de ajustes curriculares, a criação no SIGA do RCS/EXT-ÚNICO, para tornar possível a inclusão acadêmica de extensão para os estudantes com o uso do sistema, do seu exercício à institucionalização dos históricos escolares, desonerando as secretarias acadêmicas e coordenações de graduação e de extensão.

2019 – PR5 – INSTRUMENTO DE ABERTURA DO RCS-EXT-ÚNICO

porVinícius Fernandes

Requisitos Curriculares Suplementares de Extensão

Criação, no SIGA do RCS/EXT-ÚNICO, para tornar possível a inclusão acadêmica de extensão para os estudantes com o uso do sistema, do seu exercício à institucionalização dos históricos escolares, desonerando as secretarias acadêmicas e coordenações de graduação e de extensão.

Baixe o arquivo para maiores informações.

porVinícius Fernandes

10ª SIAc – Semana de Integração Acadêmica – Inscrições Prorrogadas


INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 15/05/2019


Sobre:

10ª SIAC/UFRJ vai reunir a 41ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC)16º Congresso de ExtensãoSemana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/UFRJ)11ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e 6ª Jornada de Formação Docente – PIBID.

Tendo como objetivo assegurar o espaço para a apresentação e a discussão dos trabalhos de ensino, pesquisa e de extensão desenvolvidos na UFRJ, proporcionando a troca de experiências entre estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos administrativos.

Orientada pelo tema geral “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, na SIAc deste ano serão apresentados trabalhos em diversos formatos: oral, pôster, e-pôster, oficina, instalação, minicurso, vídeo, exposição artística e performance.

Toda a programação da SIAc é aberta ao público, porém algumas das atividades exigem inscrição prévia.

As inscrições de trabalho estarão abertas até o dia 13 de maio. Se você é bolsista, fique atento! Acompanhe as informações pelo site e pelo Facebook

CRONOGRAMA PREVISTO DAS ETAPAS DA SIAc 2019

Etapas Prazos
Lançamento do Edital 03/04/2019
Inscrição de trabalhos 10/04 a 13/05/2019
Resultado da avaliação dos resumos pelo(s) parecerista(s) 10/06/2019
Alteração de resumos pelos autores (apenas resumos com aceito condicionados à revisão) 10/06 a 17/06/2019
Resultado da avaliação dos trabalhos revisados 10/07/2019
Divulgação da Programação Final 12/09/2019

 

 

 

 

 

Bolsistas

porVinícius Fernandes

Inscrições abertas para o I Encontro de Arte e Cultura da UFRJ

Entre os dias 03 e 07 de junho, o Fórum de Ciência e Cultura realiza o I Encontro de Arte e Cultura da UFRJ. O objetivo é reunir e mapear as diferentes iniciativas artísticas e culturais desenvolvidas pela instituição no âmbito da pesquisa, ensino e extensão bem como aquelas desenvolvidas por universitários através de coletivos autônomos, iniciativas sindicais e de técnicos administrativos.

O evento contará com mesas-redondas, reuniões públicas e rodas de conversa. As duas primeiras serão formadas por colaboradores convidados. Já as rodas de conversa serão formadas pelas iniciativas inscritas que têm intenção de apresentar sua experiência e dialogar com outras que atuam na mesma temática. As inscrições ficam abertas até o dia 25/05.

Serviço
I Encontro de Arte e Cultura da UFRJ
Data: 03 a 07 de junho de 2019
Local: Campus da Praia Vermelha
Inscrições: Até 25/05/19

Mais informações, acesse https://arteeculturaufrj.wordpress.com

porVinícius Fernandes

Segundo Colóquio Parangolés da Cultura na Universidade

Acontece no salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário da UFRJ, no dia 16 de maio, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, o segundo dos cinco colóquios, denominados como Parangolés da Cultura na Universidade, a serem realizados pela Decania do CCJE neste ano.

16/04/2019. Colóquio “Parangolés da Cultura na Universidade”. Observar as perspectivas e dificuldades das atividades culturais nas universidades, em formato de roda de conversa.

O primeiro ocorreu em 16 de abril, que debateu as perspectivas e dificuldades das atividades culturais nas universidades e recebeu atuantes e pesquisadores importantes na construção de política cultural para a universidade, como Leonardo Guelman, professor e diretor do Centro de Artes da UFF, representado por Juliana Amaral, também do Centro de Artes da UFF ; Gilson Motta, professor e pesquisador da Escola de Belas Artes da UFRJ;

Maria Madeira, brincante, titeriteira e estudante do PPGAC – ECO/UFRJ, que apresentará a performance PARAGOTÍTERES.

Os colóquios representam a tentativa do CCJE de refletir sobre o papel e a importância da cultura na vida universitária. E por essa reflexão, considerar e dimensionar as vinculações possíveis com o tripé – o ensino, a pesquisa e com a extensão -, que orienta o processo acadêmico nas instituições de ensino superior do país.

Agora, no segundo Parangolés da cultura na universidade, o tema será permanência estudantil e atividades culturais nas universidades. Acontece no próximo dia 16 de maio, uma quinta-feira, às 15 horas, no salão Moniz Aragão, Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Essa edição contará com as seguintes presenças :

Antonio José de Oliveira, Docente da Biblioteconomia, da FACC, que foi Superintendente geral de Políticas estudantis da UFRJ, no período 2012/2015;

Patrícia Dorneles, Docente da Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Coordenadora do curso de pós-graduação em acessibilidade cultural e Superintendente de difusão cultural do FCC – UFRJ;

Candé Costa, Estudante de história da Arte, Bolsista do Projeto ILÊ ATELAYÊ e Morador do alojamento;

Lena Martins, artista plástica e artesã da cidade do Rio de Janeiro.

Nessa edição, além do debate em Roda de Conversa, como o primeiro, haverá, às 14 horas, ou seja, uma hora antes, uma oficina de construção de bonecos sem cola nem costura, na técnica Abayomi de construção de boneco, conduzida pela Artista Plástica Lena Martins. Para quem se interessar em participar da oficina, será necessário inscrição prévia pelo site da decania. As vaga são limitadas e o período de inscrição vai até 14 de maio.

OFICINA DE BONECOS

Dia 16 de maio

Horário: 14 horas

Local: salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo

Vagas limitadas, por isso, serão aceitas inscrições prévias até o dia 14 de maio, pelo site do CCJE ou pelo e-mail: atividadecultural@ccje.ufrj.br

RODA DE CONVERSA

Dia: 16 de maio de 2019

Horário: 15 horas

Local: salão Moniz Aragão, no Palácio Universitário

Endereço: Campus da Praia Vermelha – Avenida Pasteur, 250 – Botafogo.

Mais informações: atividadecultural@ccje.ufrj.br