O docente que deseja formar um grupo de pesquisa deve se reportar à Diretoria de Pesquisa (ou equivalente) de sua unidade e solicitar a abertura do grupo. Em seguida, o projeto será levado à discussão no Conselho de Pesquisa (ou equivalente) da unidade. Caso a criação do grupo seja aprovada, o docente deve pedir que essa decisão seja divulgada na homepage de sua unidade e/ou em fóruns pertinentes.

Se o docente deseja cadastrar o seu grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, ele precisa estar apto a ser um líder de grupo. Para tanto, é necessário ter bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq ou ser um docente doutor que faça parte do corpo dos Programas de Pós-Graduação. Atendida essa exigência, o grupo de pesquisa formado deverá ser aprovado pelo Conselho de Pesquisa (ou equivalente) da unidade.

A solicitação de cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq deverá ser encaminhada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRJ – PR-2, acompanhada do documento de aprovação do diretor da referida unidade, por via eletrônica para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Após estar cadastrado como líder de grupo de pesquisa no CNPq (processo que pode levar de 24 a 48 horas após a solicitação da PR-2), o docente passa a ter acesso ao site de Líderes de Grupo. Nesse site, há um formulário on-line para que o líder cadastre as linhas e os projetos de pesquisa do grupo, bem como de seus integrantes. O preenchimento e o envio desse formulário são de inteira responsabilidade do líder de grupo.

Maiores informações podem ser obtidas no Diretório de Grupo de Pesquisa da PR-2.

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