O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) é um dos seis centros universitários que juntamente com o Fórum de Ciência e Cultura e o Complexo Hospitalar compõem a estrutura média da UFRJ.

Os centros universitários foram instituídos pelo Decreto nº 60.455-A, de 13 de Março de 1967 que aprovou o Plano de Reestruturação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, parte integrante da reforma universitária que teve início em 1966.

Órgãos de coordenação das atividades universitárias nas suas grandes áreas de ensino e pesquisa e de articulação com a estrutura superior da UFRJ, os centros agrupam unidades universitárias e órgãos suplementares cujos objetivos de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços abrangem setores afins de conhecimento. São eles:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN),

Centro de Letras e Artes (CLA),

Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH),

Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE),

Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Tecnologia (CT).
 

O CCJE coordena quatro unidades universitárias e dois órgãos complementares. São eles:

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC),

Faculdade Nacional de Direito (FND),

Instituto de Economia (IE),

Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID),

Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD),

Instituto de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR).

 

A Faculdade Nacional de Direito foi uma das  unidades que em setembro de 1920 foram reunidas para criar a Universidade do Rio de Janeiro (atual UFRJ).

O Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), uma antiga unidade coordenada pelo CCJE, teve suas atividades suspensas pela Portaria nº 3514 de 9 de setembro de 2010. As atividades administrativas e de administração acadêmica dos cursos de graduação até então sob a responsabilidade do NEI foram transferidas para o CCJE; e as do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional, para o Instituto de Economia. No final de 2017 foi aprovada a criação do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) como forma de suprir as necessidades deixadas pelo antigo NEI.

A direção do CCJE é exercida pelo Decano, que preside o Conselho de Coordenação do Centro, um órgão colegiado que delibera sobre questões de natureza didático-pedagógica, formado por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos.

O Decano representa o CCJE no Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação da UFRJ.

UFRJ Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE
Desenvolvido por: TIC/UFRJ