No dia 23 de maio, ocorreu no campus da Praia Vermelha a inauguração do Instituto de Relações Internacionais e Defesa. O evento foi um marco histórico na jornada dos cursos e sua importância não só no âmbito nacional, como também internacional pôde ser notada pela presença de diplomatas de 14 países, além de representantes da ONU e de diversas organizações internacionais.

É fundamental lembrar que a pauta pela criação e aprovação do IRID surgiu através de muita reivindicação e luta estudantil, visto que a institucionalização contribui para uma maior autonomia dos cursos de RI e DGEI no que se refere à solução de diversas falhas estruturais e acadêmicas advindas de seu caráter multiunidade.

O que antes parecia apenas um sonho distante, agora se mostra real e concreto. Temos certeza que através do IRID conseguiremos expandir o campo de estudos internacionais na UFRJ e também ser um espaço de referência para o pensamento crítico brasileiro e latino-americano.

O Instituto de Relações Internacionais e Defesa é uma conquista de todos nós enquanto núcleo, docentes e discentes.

DSC 0314c

DSC 0269c